Com seu nome envolvido em investigação que apura pagamentos de comissões a membros da Fifa por parte da ISL, empresa de marketing esportivo da Suíça, João Havelange renunciou ao cargo de presidente da Fifa no último 18. A polêmica fez o Botafogo solicitar à Prefeitura do Rio a retirada do nome de Havelange do Engenhão, mas era necessária uma intervenção política. E isso foi feito nesta quarta-feira, quando os vereadores Eliomar Coelho, Paulo Pinheiro e Renato Cinco, todos do PSOL, entraram com um projeto de lei que propõe a mudança.
- O nome João Havelange hoje remete a investigações de fraude e escândalos na Fifa, não faz sentido uma cidade que vai receber Copa e Olimpíada ter o nome do seu Estádio com essa referência. João Saldanha talvez seja uma das maiores expressões da cultura do futebol carioca. Faz bem para a história e a memória do futebol, que o Engenhão se chame João Saldanha - disse Renato Cinco.
O trio de parlamentares destaca que João Saldanha é uma das maiores representações de ética, honra, paixão pelo futebol e pelo povo dentro do Brasil. Estes ainda acreditam que a alteração seria uma mudança muito benéfica para a cidade, utilizando o nome de alguém com "reputação inabalável".
Fonte: GloboEsporte.com