A crise financeira vem obrigando o Vasco da Gama a fazer apostas na temporada de 2013. Embora a grande a maioria dos jogadores contratados para compor o elenco sejam oriundos de outro clube, uma boa parte veio das categorias de base. Esse panorama deve mudar num curto espaço de tempo, pois a intensão do clube é a de apostar cada vez mais em seus jovens.
Contratado recentemente para treinar o Gigante da Colina, Paulo Autuori tem declarado constantemente que o clube não irá contratar atletas que tenham o mesmo nível ou venham para tirar a vaga de um jovem revelado em São Januário. A intensão do comandante do Trem-Bala é a de fazer com que o cruzmaltino volte a revelar jogadores para o time principal, algo que se acostumou a fazer em toda sua história.
Um dos grandes responsáveis por essa valorização das categorias de base é o diretor-executivo René Simões, que revelou estar conversando constantemente com o diretor da base Manuel Pereira, o gerente Mário Reigota e coordenador Mauro Galvão. Com objetivo de melhorar mais ainda o trabalho que vem sendo realizado no departamento de futebol amador, o Vasco irá promover nos próximos algumas oficinas com os treinadores da base. O objetivo desse encontro é fazer com que todos os técnicos entendam e apliquem uma metodologia que vem sendo pensada pelo treinador Paulo Autuori:
- A gente quer implantar uma metodologia de trabalho na base. O Paulo Autuori foi fisgado por isso, por essa possibilidade de implantar uma metodologia de trabalho desde a captação. Estamos trabalhando com uma metologia que inclui jogadores com nove ou dez e que praticam futsal. Outro dia assisti alguns jogos do fraldinha e do pré-mirim e vi que temos muito talento ali, mas é preciso lapidá-los. Todo mundo tem que trabalhar da mesma forma para ajudar na formação do jogador. Não se pode mudar a forma de jogar, pois isso dificulta a evolução do jogador. Isso não vai acontecer mais no Vasco da Gama. Todos os treinadores vão ter que trabalhar como o time júnior, ou seja, terão que seguir uma metodologia. Os profissionais participarão durante a semana de alguns trabalhos com o Paulo. Vão assistir a palestras. Os jogadores da base já estão sendo vistos. A base do Vasco hoje é bem representada no time de cima. Esperamos que esses jogadores consigam desempenhar um bom papel. Vai chegar a hora que algum deles vai precisar da uma saidinha para ganhar maturidade. Isso tudo está sendo pensado. O que a gente quer ter é um pensamento geral do clube. Queremos planejar o Vasco dos próximos cincos anos. Venho muito batendo na tecla de que montar um time é fácil. Difícil é você reestruturar um clube em todos os aspectos. Precisamos da compreensão da torcida nesse momento difícil. Só a torcida do Vasco pode fazer o Vasco tão grande como ele é - disse René Simões ao "Só dá Vasco".
A ideia de René vai de encontro a revelada por Mauro Galvão, coordenador das categorias de base, em uma de suas participações no programa "Só dá Base".
Com informações do Programa Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco