Vasco tentou a volta de Jumar, além de Davi em troca de Romário

Quinta-feira, 02/05/2013 - 11:01

René Simões admitiu que o Vasco ainda não tem condições de contratar nomes da “grandeza” do clube, mas segue em busca de reforços viáveis para as posições consideradas carentes para o Campeonato Brasileiro. Na última semana, o diretor recebeu sondagem do Guangzhou R&F, da China, pelo atacante Romário. No elenco do time chinês está o meio de campo Davi, ex-Coritiba, que despertou interesse cruz-maltino. Ao invés da compensação financeira, então, a ideia foi acertar a troca: Romário, de 21 anos, vai para a China e o meia, de 29 anos, tem tudo para reforçar o time de Paulo Autuori nas próximas semanas.

Davi, inclusive, fez o segundo gol do Coxa na final de 2011 contra o Vasco, na Copa do Brasil – derrota de 3 a 2 que deu ao time dirigido por Ricardo Gomes o título inédito da competição. Revelado pelo Paulista, em 2003, o meia (que passou por Bragantino, Avaí e Paraná, entre outros) chegou a ser dirigido pelo atual treinador do Vasco, em 2005.

Depois da final da Copa do Brasil de 2011, o então técnico Ricardo Gomes aprovou a contratação do meia – Rafinha era outro nome cotado no time do Coxa. No entanto, o Vasco não tinha dinheiro para efetuar a contratação e priorizou negócio por Jonas, em substituição ao lateral-direito Fagner, vendido para a Alemanha. Em dezembro de 2012, René e Ricardo voltaram a conversar sobre este nome, mas, após a reintegração de Bernardo e a chegada de Pedro Ken, oferecido gratuitamente pelo Cruzeiro, ficou só na sondagem.

Durante a entrevista coletiva deste início de tarde de quarta-feira, em que apresentou Alisson, do Cruzeiro, René despistou sobre o jogador que o clube busca na China. Consultado mais tarde pelo GLOBOESPORTE.COM, sobre o nome de Davi, o dirigente foi enigmático.

- (O nome) é uma aposta, é uma aposta. Vamos ver ainda, precisamos ver o caso do Romário, ver se vai andar a transação – limitou-se a dizer.

Pessoas ligadas à transação, no entanto, confirmam que a transferência está quase certa. No Guangzhou R&F, que estuda a liberação, também jogam os ex-vascaínos Jumar e Rafael Coelho. O volante foi vendido após fazer sucesso em 2011. O Vasco até cogitou pedir a inclusão dele, argumentando que a juventude de Romário representa um investimento importante para o futuro, mas não houve acordo. Já o atacante teve passagem apagada em 2010. O técnico da equipe chinesa é o carioca Sérgio Farias, com carreira na base e no Oriente Médio. Ele facilitou os diálogos.

O setor de armação é, ao lado da zaga, a maior carência do elenco no momento, pois não terá Bernardo, lesionado, por grande parte do Campeonato Brasileiro e pode ficar sem Carlos Alberto, que será julgado por doping neste mês, e sua punição pode chegar a dois anos.

Davi nasceu em Gravataí (RS) e saiu do Coritiba no meio do ano passado. A princípio, o jogador viria para disputar posição com Pedro Ken, Dakson, Alisson e outros garotos das categorias de base do Vasco, como Marlone e Jhon Cley.

Fonte: GloboEsporte.com