Atualmente com 22 anos de idade, o volante Fillipe Soutto ainda luta para se firmar com a camisa do Vasco da Gama. Emprestado ao clube da Colina pelo Atlético Mineiro até o final do ano sem passe fixado, o jogador iniciou a temporada como titular, porém perdeu espaço após o insucesso cruzmaltino no primeiro clássico de 2013 contra o Flamengo.
A saída camisa 5 pegou grande parte da torcida cruzmaltina de surpresa. Para justificar a retirada de Soutto do time titular, Gaúcho, treinador da época, afirmou que sua escolha aconteceu por achar que o atleta por ser muito franzino não conseguiria fazer com que o time tivesse mais pegada no meio-campo. Fillipe ficou na geladeira por alguns jogos e só voltou a ser relacionado para uma partida após a chegada de Paulo Autuori, para quem ele rasga elogios:
- O Paulo Autuori tem um trabalho inteligente e tem tudo para formar um bom time Minha expectativa é muito grande com o trabalho. Espero fazer parte do time que ele vai ou até mesmo ser uma peça importante nele. Espero crescer individualmente para poder ajudar o time. O crescimento conjunto também é algo que espero obter. Acho válido ter um treinador como ele, pois isso fará com que o time cresça e represente muito bem o Vasco da Gama - afirmou ao programa "Só dá Vasco".
Quando ainda atuava nas categorias de base do Galo Mineiro, onde conquistou diversos times, Fillipe chegou a ser comparado com o meio-campo Xavi, jogador do Barcelona e considerado um dos melhores jogadores da atualidade. O detalhe é que o espanhol é hoje o maior ídolo de Soutto, que também citou Ronaldo Fenômeno e Zidane como referências:
- Hoje em dia meu ídolo é o Xavi. Ele gosta de tocar a bola, participa ativamente nos jogos e tem um papel de liderança, coisa que eu procuro ter nos times que jogos. Além deles, também possuo como ídolos dois jogadores que já pararam mas que ainda são influentes no futebol. Estou falando do Zidane e do Ronaldo Fenômeno, que marcaram minha geração e fizeram história pelo que fizeram - disse ao programa "Só dá Vasco".
RELAÇÃO COM A TORCIDA
Com seu jeito simples, sua dedicação e seu estilo de jogo, Fillipe Souto conquistou o respeito de todos no Atlético Mineiro. Foi durante muito tempo ao lado do amigo Bernard um dos grandes xodós da torcida atleticana. Por acreditar no potencial do jovem de Belo Horizonte, muitos torcedores lamentaram quando ele foi anunciado como reforço do Vasco para 2013.
Se a lamentação foi grande no lado mineiro, a comemoração foi enorme no lado carioca. Em votação realizada no início da temporada, Soutto foi considerado a melhor contratação do Gigante da Colina para 2013. A excelente recepção surpreendeu Soutto, que não esperava conquistar rapidamente o respeito de parte da torcida vascaína:
- Eu sou muito grato a torcida por tudo que tem feito por mim. No momento que cheguei sabia que seria difícil conquistar uma torcida grande como é essa do Vasco. É um time que tem a tradição de chegar em competições importante e conquistar títulos. Sei que cair nas graças da torcida é difícil, mas acredito que posso mostrar um bom futebol e ser considerado importante no clube. Espero fazer meu melhor dento de campo, ou seja, mostrar tudo aquilo que sei fazer. Espero não decepcionar a torcida e fazer o melhor para transformar o Vasco numa equipe vencedora - declarou ao programa "Só dá Vasco".
O enorme carinho da torcida vascaína já faz o volante pensar em trocar definitivamente o Atlético Mineiro, clube onde chegou aos onze anos em 2002, pelo cruzmaltino. A negociação, porém, não deverá ser muito fácil, pois o jovem veio sem passe fixado e conta com a confiança presidente do Galo, Alexandre Kalil:
- Penso em continuar sim, pois se trata de uma grande equipe. Embora esteja passando por alguns problemas dentro e fora de campo, o Vasco nunca vai deixar de ser tradicional no futebol brasileiro. O Vasco sempre será considerado assim para os amantes do futebol. Eu sei que a pressão é grande, mas as oportunidades são maiores. Penso em jogar um bom futebol para ajudar o Vasco a fazer um bom brasileiro e uma boa Copa do Brasil, pois assim vamos mostrar para todos outra vez a grandeza desse clube - disse ao programa "Só dá Vasco".
AMIZADE COM GAROTOS DA BASE
O que ajudou bastante a rápida adaptação de Fillipe Souto ao Rio de Janeiro foi a amizade com Guilherme Costa, Romário e Marlone, duas promessas da base vascaína. Recém chegados ao time de cima, os garotos da Colina ajudaram o camisa 5 a conhecer um pouco mais sobre o Vasco e em troca receberam conselhos do volante mineiro:
- Desde que eu cheguei me aproximei dos mais novos, pois assim como eu eles também estão aprendendo. Hoje tenho amizade com o Marlone, Guilherme Costa e com o Romário. Eu tento passar para eles o que eu sei. Agora estou também mais próximo dos mais velhos e tento aprender coisas novas com eles também. Hoje, na verdade, tenho uma boa relação com todo o grupo - disse Soutto ao programa "Só dá Vasco".
A dedicação diária é algo que Fillipe cobra dos novos amigos. Segundo ele, um jogador de futebol precisa buscar a evolução sempre:
- Eu costumo dizer que sou um atleta que gosto de trabalhar e fazer o que eu faço. Sou um jogador que me exponho e que não tem medo de jogar. Procuro sempre colocar em primeiro lugar o melhor para o time, porque eu sei que um jogador de um time vencedor é muito mais visto e tem mais sucesso dos que os que conseguem prêmios individuais. Por conta disso, procuro fazer meu melhor para ajudar a equipe e fazer disso um ponto positivo para mim. Eu tenho bom passe, chegada na frente e marcação, características que são necessárias para quem joga na minha posição. Na verdade, acredito que hoje tenho que melhorar nas coisa em que sou bom para me tornar um jogador mais completo e interessante - afirmou.
Com informações do Programa Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco