Ao que tudo indica, Pablo Aimar disputa suas últimas partidas com a camisa do Benfica. Ao fim da temporada, pode ter anexado três títulos ao seu currículo, embora já tenha deixado sua marca na história do clube no qual completou cinco anos. Muito mais pela admiração dos torcedores do que pelo que efetivamente fez em campo. Em Portugal, a impressão é que o argentino de 33 anos – que iniciou os contatos para defender o Vasco – poderia ter feito mais pelo clube de Lisboa.
Aimar chegou ao Benfica em 2008, mas foi na temporada seguinte (2009/2010) que teve seu grande momento no clube. Se em seu primeiro ano lutou contra um grave problema no púbis, depois brilhou sendo um dos principais nomes da equipe que conquistou o Campeonato Português num time com David Luiz, Ramires, Di María e Saviola.
No entanto, a partir de então Aimar apresentou queda de rendimento, principalmente pela falta de sequência de partidas, muito por conta de sua fragilidade física. Nos últimos anos acabou por perder espaço entre os títulos, principalmente por não se enquadrar no esquema traçado pelo técnico Jorge Jesus. Na atual temporada, o argentino disputou apenas 12 das 27 partidas da equipe no Campeonato Português, sem marcar gols.
- Vejo o Aimar como tendo no Benfica um desempenho sempre um pouco abaixo do que se esperava de um jogador como ele. Na temporada 2009/2010 foi um jogador fundamental para o título nacional, mas atualmente tem pouco espaço na equipe, já que o treinador não joga com um 10. Agora, só atua se for como segundo atacante. Atualmente, Lima e Cardozo são os titulares. É um jogador de salário alto e que não joga com regularidade, mas é muito respeitado e querido pelos torcedores - explicou Sérgio Krithinas, repórter que cobre o Benfica pelo jornal português “O Jogo”.
Atualmente Pablo Aimar recebe no Benfica um salário equivalente a cerca de R$ 350 mil mensais livres de impostos. O valor, embora considerado alto, está dentro da realidade do Vasco caso a Penalty – fornecedora de material esportivo – faça parte do projeto, como é a ideia inicial. Além disso, o fato de o jogador ter contrato com o clube português encerrado em junho facilita a negociação por se tratar de uma transferência sem custos para o clube.
Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o chileno Fernando Felicevich, empresário de Aimar, desconversou sobre a negociação com o Vasco:
- Não falo sobre esse assunto com jornalistas.
No Benfica desde 2008, Aimar já conquistou um Campeonato Português (2009/2010) e quatro Taças da Liga (2009 a 2012). Na atual temporada, o argentino ainda está em três frentes. A equipe lidera o campeonato nacional faltando três rodadas do fim, está na semifinal da Liga Europa (contra o Fenerbahçe, da Turquia) e vai disputar a decisão da Taça de Portugal no próximo dia 26, contra o Vitória de Guimarães.
Fonte: GloboEsporte.com