O episódio de racismo ocorrido durante a partida entre Vasco da Gama e Juventus (ITA), válida pela primeira rodada do Torneio Internacional Città di San Bonifácio, ainda incomoda bastante os organizadores da competição. Em rápida conversa com o Blog na última segunda-feira (29/04), Roberto Zantedeschi, um dos responsáveis técnicos do campeonato, condenou a atitude e pediu para que o nível técnico e a importância da competição não seja manchada por conta de um ato isolado:
- Houve um episódio que, como organizadores do Torneio, condenamos. Somos da opinião de que os líderes são sempre os primeiros que devem dar o exemplo para os jovens jogadores. Nós, os adultos têm de transmitir os valores do esporte, com regras de respeito aos companheiros de equipe e aos adversários. Estes episódios vão para ofuscar a importância e alto valor técnico da nossa torneio tão popular em toda a Europa. Espero que isso não aconteça - disse o dirigente com exclusividade.
Zantedeschi revelou que o Città di San Bonifácio revelou vários grandes jogadores ao longo de seus 24 anos de existência. Jack Wilshere e Szczesny (Arsenal), Alessandro Matri (Juventus), Pazzini e Riccardo Montolivo (Milan) e Rafael van der Vaart (Hamburgo) são alguns dos atletas que chegaram a disputar essa importante competição.
Clube organizador do Torneio divulga nota de repúdio ao Racismo
Clube organizador da competição, o A.C. Sambonifacese (ITA) emitiu uma nota de repúdio ao racismo em seu site oficial. Fundado em 1921, o clube italiano pediu a punição aos envolvidos e deu mais detalhes sobre o ocorrido. O interessante é que a organização do Torneio tenta trazer o Vasco da Gama para a competição desde o ano passado, mas um lamentável acidente ocorrido no CT de Itaguaí impediu a vinda do Gigante da Colina.
Confira a nota:
"O Sambonifacese, organizador do Torneio Internacional Cidade de San Bonifacio - Trofeo Ferroli, vem com este anúncio oficial condenar fortemente o que aconteceu durante o jogo Vasco da Gama - Juventus, ocorrido no sábado 27 abril.
Segundo de relatos dos líderes do Vasco da Gama, um jogador brasileiro foi vítima durante o jogo de um ato de racismo, praticado por um jogador adversário. Como Sambonifacese, pedimos desculpas e informamos que estamos absolutamente descontentes por ter ocorrido um gesto que não combina e não deve ser praticando nem num campo de futebol, nem em nenhuma esfera da sociedade civil.
Em 24 anos do torneio, muitas vezes tivemos convidados que possuíam em seus elenco meninos de cor, porém nunca tivemos um incidente semelhante. Isso serve para mostrar quais realmente são os valores e princípios que sustentam esse evento esportivo, que agora se tornou uma competição muito importante. Infelizmente, os organizadores e funcionários torneio não são capazes de controlar as ações que ocorrem no campo de jogo e as reacções dos jogadores ou dirigentes que não fazem parte da equipe ou grupo de Sambonifacese.
Reafirmando os valores do respeito, da solidariedade e integração que são a base do Torneio Internacional Cidade de San Bonifacio, Sambonifacese condena o que aconteceu durante essa partida, na esperança de que, uma vez comprovado com certeza o que aconteceu, os responsáveis podem ser identificados e punidos pelos responsáveis.
Por fim, esperamos que o único episódio não vai comprometer o sentido e o valor de uma experiência que certamente foi emocionante e educativo para os jovens do Vasco da Gama e para todos os jogadores foram a campo durante o torneio".
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco