Revelado em São Januário, Carlos Germano é uma das pessoas que mais conhece o ambiente do Vasco atualmente. Campeão do Campeonato Brasileiro de 1997 e da Taça Libertadores de 2000, o ex-goleiro disputou 632 jogos pelo cruzmaltino e é até o hoje o segundo jogador que mais vestiu desse clube.
Preparador de goleiros do elenco profissional desde 2008, o capixaba vem acompanhando de perto as mudanças que estão ocorrendo nas categorias de base do Gigante da Colina. O fato de alguns ex-jogadores estarem a frente do projeto de reestruturação do departamento de futebol amador agrada bastante Germano. Segundo ele, os ex-companheiros possuem competência e podem ajudar bastante ao Vasco:
- Estou feliz com trabalho realizado lá. Temos o Mauro Galvão, Sorato e o Cássio, que treina o Juvenil. O Cássio está no Vasco há três anos e conquistou bons resultados, títulos, em todas as categorias que passou: mirim, no infantil e agora no juvenil. Estou feliz porque são amigos meus e estão fazendo um grande trabalho na base - disse ao Só dá Vasco.
Ao ser questionado sobre a boa fase vivida pelos goleiros Jordi, do juniores, e Juninho, do juvenil, o ídolo pregou cautela e disse que ambos ainda precisam evoluir bastante antes de receber uma oportunidade no time principal. Germano aproveitou a chance para elogiar todos os arqueiros da base, destacando Yuri, do juvenil, e Pedro, do infantil, que já treinaram com o time de profissionais em 2013:
- O Jordi é uma aposta nossa. Tem as etapas que ele ainda precisa queimar, como vem acontecendo. Já vem treinando coma gente há muito tempo. Ele é o nosso quarto goleiro atualmente, mas até o fim do ano vai brigar pelas cabeças. O Juninho ainda é muito novo, mas já mostra qualidade. Temos o Yuri também, que se portou muito bem. Tem um menino do infantil que está treinando conosco, o Pedro. Ele começou no Vasco e vem jogando bem. É bom dar oportunidade para todos os garotos e eu estou fazendo isso. Estou colocando eles para treinar junto com os profissionais do Vasco. O Jordi e o Juninho são nomes importantes dentro do clube e precisam ser lapidados aos poucos. Precisam jogar para pegar experiência, cada um na sua categoria. Espero que cada um faça o seu trabalho e nos ajude bastante - declarou ao Só dá Vasco.
Para lapidar os jovens goleiros, Germano conta com a ajuda de Márcio Cazorla (preparador do profissional), Marcelo Pires (juniores), Paulo Vinícius (juvenil), Rodrigo Pinheiro (infantil), Guilherme Almeida (mirim) e Roberto Nogueira (pré-mirim). Ambos se reúnem constantemente para definir as metodologias de trabalho.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco