Eliminado do Campeonato Carioca de Juniores no último domingo (21/04), o Vasco da Gama só voltará a jogar um torneio na categoria daqui a três meses. O longo período de inatividade deu a oportunidade do clube dar férias aos jogadores da categoria, algo que não ocorria faz um bom tempo devido aos compromissos seguidos.
Os atletas só voltarão aos trabalhos no final de maio, período no qual será iniciada a preparação do time para o Torneio OPG e a Taça Cidade de Belo Horizonte. Segundo o Coordenador das Categorias de Base, Mauro Galvão, esse período de descanso veio em uma ótima hora, pois alguns jogadores não tiram férias há dois anos:
- Nossa primeira ideia agora é dar um período de férias para os atletas para que eles possam recuperar. O juniores é uma categoria que não possui férias definidas, pois elas só acontecem quando você fica de fora dessa competição. Tem jogadores que não tiram férias há dois anos e por isso vamos dar esse período de férias para eles. A próxima competição é só em agosto e vamos ter esse período todo para poder preparar. Esse é o momento para os jogadores que não tiveram férias se recuperarem. Quando a gente voltar, iremos fazer uma preparação boa para dar sequência no restante do ano. Iremos enfrentar competições que ocorrem uma após a outra e teremos que estar preparados - disse o dirigente ao 'Só dá Base'.
O planejamento das etapas de trabalho após o retorno ainda não está definido e será discutido nas próximas semanas entre a direção e a comissão técnica da categoria. De acordo com Sorato, a ideia inicial é não deixar os atletas ficarem muito tempo sem ritmo de jogo:
- O que tem no calendário são esses dois torneios, mas vamos dar uma folga agora para os jogadores. Eles precisam descansar, pois alguns não tiram férias há dois anos. Vamos retomar esse trabalho no final de maio. Tivemos uma reunião para planejar esse calendário e nós pretendemos tentar disputar algum outro torneio e até mesmo jogar alguns amistosos. Nosso objetivo é manter o time em atividade para que os meninos não percam o ritmo de competição. Quando faltar um mês para a Taça BH iremos entrar numa parte mais específica para que possamos atingir um pico máximo nessa competição. Tivemos um reunião hoje, mas devemos ter mais algumas na semana que vem. Essas tem como objetivo traçar o planejamento para aproveitar bem esse período e não ficar muito tempo inativo - afirmou o treinador ao 'Só dá Base'.
Para manter o grupo em atividade após o retorno das férias, o Gigante da Colina deverá marcar algumas partidas amistosas. A possibilidade da categoria disputar um torneio internacional durante esse período sem competições também não foi descartada por Mauro Galvão:
- Nessa idade não existem muitos torneios internacionais, mas se for possível com certeza a gente vai procurar participar - declarou ao Só dá Base.
Além de servir como descanso, o tempo de inatividade dará para a comissão técnica a oportunidade de observar atletas de outras equipes e da categoria juvenil, que estará em atividade no Campeonato Estadual e no Torneio Guilherme Embry:
- A gente vai ter um tempo para fazer todas as observações. Se aparecer outro jogador para a gente captar, iremos trazer. Faz parte do nosso trabalho trazer jogadores que possuem condições para fazer parte do nosso grupo. Esse será um período que daremos folga para os atletas, mas nós da comissão técnica estaremos nos reunindo periodicamente para fazer observações e até mesmo acompanhar o campeonato de juvenil. Isso vai ser importante para observar alguns jogadores que logo em breve chegarão no juniores - disse o ex-atacante ao Só dá Base.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco