Repleta de jogadores de muito talento, a categoria infantil do Vasco disputou entre o final de março e inicio de abril o Torneio Memorial Stefano Gusella, realizado na Itália e que contou com a participação de grandes clubes do futebol europeu, como a Juventus e Olimpique de Marseille.
Apesar de terem retornado sem o título, os 'Meninos do sub-15' representaram muito bem o Gigante da Colina no velho continente. O time comandado pelo técnico Luiz Felipe disputou sete jogos no torneio e obteve cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota. O fato da equipe ter sofrido apenas um gol ao longo de toda competição também serve para comprovar o bom desempenho.
Na opinião de Mauro Galvão, coordenador das categorias de base, a participação do Vasco no campeonato internacional foi satisfatória. Segundo ele, os jovens nascidos nos anos de 1998 e 1999 conseguiram aproveitar bem a oportunidade que tiveram de atuar contra equipes de escolas diferentes:
- Foi uma competição muito importante, pois enfrentamos várias equipes fortes da Europa. O incrível é que nossa equipe tomou apenas um gol e acabou ficando em quinto lugar. Nosso saldo foi bem positivo, mas infelizmente o regulamento da competição é dessa forma. Ela é uma competição que o vencedor não é aquele que apresenta a melhor condição técnica. O time que consegue ganhar acaba eliminando o outro e o impede de jogar uma decisão. Acho que a participação foi muito boa. Não podemos esquecer que estamos apenas no início do ano, mas esse torneio serve para que a gente faça algumas análises. Apesar de eu não ter ido para a Itália, as pessoas que foram me passaram que os jogadores tiveram uma experiência muito importante. Agora é necessário que a gente faça um acompanhamento no Campeonato Estadual - disse ao Só dá Base.
Além de comemorar o quinto lugar no Stefano Gusella, Galvão revelou o que espera da participação cruzmaltina no Campeonato Carioca Sub-15. O ex-zagueiro destacou a atuação do Gigante da Colina na vitória por 3 a 2 sobre o Duque de Caxias na estreia e elogiou bastante as opções que a comissão técnica possui para o meio de campo:
- A gente espera uma boa participação. Começamos com uma boa vitória nesse primeiro jogo. Foi um jogo bem complicado contra o Duque de Caxias, mas a equipe acabou conseguindo o resultado. A gente espera que ela possa evoluir durante a competição. Acho que a gente precisa ainda de alguns ajustes, mas nossa equipe infantil tem qualidade, principalmente no meio de campo. Temos jogadores de bastante qualidade nesse setor. Por conta disso, esperamos que a gente possa fazer um bom Campeonato Carioca. É sempre importante ir bem, pois se trata de um campeonato regional - afirmou ao Só dá Base.
O time sub-15 do Vasco da Gama volta a jogar no próximo sábado (27/04) contra o Macaé. A partida acontecerá na casa do adversário.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco