O pequeno estádio de Conselheiro Galvão permitiu que Renato Silva ouvisse, dentro de campo, as palavras de um torcedor do Vasco na arquibancada durante a derrota por 1 a 0 para o Madureira, no último sábado:
- Renato, agora é com você!
Logo na primeira partida após a saída de Dedé para o Cruzeiro, Renato Silva sentiu o peso da responsabilidade que vai carregar. A perda do ídolo fez, de imediato, o zagueiro ser a referência de um setor agora composto na maioria por jovens. Perto de completar 30 anos, ele admite que a responsabilidade é grande, mas nem por isso vai fugir dela.
- Se tiver que ser mesmo comigo, não vai ser problema. Estou aqui para isso, e acho que é bom. Lido com essa situação como sendo um belo desafio, como algo importante para que eu possa me destacar - disse.
Enquanto a diretoria do Vasco busca reforços para a zaga, Renato Silva tem ao seu lado os jovens Luan, de 19 anos, André Ribeiro, de 25, e Jomar, que ainda atua pelos juniores. Por isso, ele sabe que o momento é de assumir a responsabilidade que sua experiência lhe dá e, mesmo em meio a tantas dificuldades do clube, cuidar para que a defesa sinta o menos possível e perda de Dedé.
- Todo mundo sabia que em algum momento o Dedé sairia. Foi pior por ter sido numa situação de emergência. Os outros zagueiros do Vasco são jovens de futuro e tenho certeza de que vão evoluir no dia a dia. Espero ser essa referência da zaga, um ponto forte que pode orientar esses garotos - afirmou.
O ano é mesmo de muita expectativa para Renato Silva. Enquanto se prepara para iniciar o Campeonato Brasileiro como titular do Vasco, ele aguarda a chegada de Rafael, seu segundo filho, com nascimento previsto para daqui a cerca de um mês. Pai de Lucas, de 1 ano e 9 meses, o zagueiro enxerga que 2013 pode marcar sua afirmação no clube com o qual tem contrato até dezembro de 2014.
Renato Silva chegou a São Januário na metade de 2011, quando a zaga do Vasco tinha Dedé e Anderson Martins absolutos. Assim, seu primeiro desafio foi substituir o segundo, vendido para um clube do Catar em agosto daquele ano. Em 2012, iniciou a temporada no banco, já que o técnico Cristóvão Borges optou por Rodolfo ao lado de Dedé. No entanto, atuou com regularidade por conta das lesões de ambos. A atual temporada começou com Douglas entre as primeiras escolhas de Gaúcho, mas Renato Silva – que perdeu boa parte da pré-temporada por causa de uma lesão no joelho direito – retomou o posto de titular depois que o zagueiro foi negociado com um clube da Ucrânia.
- O único momento em que me considerei reserva do Vasco foi quando cheguei. Naquela época o Anderson Martins e o Dedé estavam muito bem e eram os titulares. Mas no ano seguinte tive mais oportunidades e consegui me firmar no clube. Agora termos mais uma competição difícil pela frente, e espero ser um dos escolhidos pelo Paulo Autuori - destacou o zagueiro.
Fonte: GloboEsporte.com