O desespero da crise financeira fez a torcida do Vasco se mobilizar para tentar “salvar” o tradicional clube de São Januário. Incomodados com as dívidas e o sucessivo bloqueio de receitas, três torcedores se reuniram e lançaram uma campanha para arrecadar R$ 2 milhões mensais e colaborar com a administração Roberto Dinamite. A iniciativa foi lançada no último sábado e abraçada automaticamente por outros vascaínos através das redes sociais. Porém, a diretoria “vetou” o projeto avulso, mas cogitou a integração junto ao futuro programa de sócios para evitar o desgaste da imagem do clube.
Intitulada “campanha dos cem mil”, a ideia teve o ponta-pé inicial na internet através do responsável pelo domínio do site, Rogério Portugal Filho, também coordenador do projeto Vasco Kids. Thiago Albuquerque e Sidmar Almeida são os outros participantes da empreitada. O financiamento coletivo visa o cadastro dos torcedores interessados em contribuir para uma futura doação financeira e 9 mil cruzmaltinos já se inscreveram no programa.
A inspiração veio da “campanha dos dez mil” realizada em 1926. Na ocasião, os torcedores se juntaram para arrecadar dinheiro e erguer o estádio de São Januário, orgulho dos cruzmaltinos até os dias atuais. Na proposta dos idealizadores, os interessados podem contribuir com R$ 20 mensais. Eles esperam captar ao menos cem mil vascaínos dispostos a tirar o clube da grave crise financeira. O montante será destinado diretamente para o pagamento das dívidas e a prestação de contas divulgada na rede.
A intenção dos responsáveis é provar a viabilidade do projeto aos dirigentes. Com um passivo superior a R$ 500 milhões, o Cruzmaltino sofre mensalmente e vê os atrasos salariais tornarem-se corriqueiros, assim como as sucessivas ações judiciais. Inicialmente, a diretoria “vetou” o projeto apesar da disposição dos organizadores. Os cartolas temem o desgaste da imagem e pretendem atrelá-lo ao programa de sócios que será lançado em maio.
O novo projeto do Vasco prevê a contribuição mínima de R$ 30 mensais. Por temer um conflito entre as iniciativas, o diretor geral Cristiano Koehler se encontrou com um dos idealizadores da “campanha dos cem mil” para estudar uma forma de trabalhar em conjunto com a torcida e aumentar a viabilidade do programa de sócios do Cruzmaltino.
“Precisamos canalizar as forças em um instrumento próprio do clube. Por isso, a ideia é a de lançar o plano de sócios em maio. Acho que o mais importante é a questão do cadastramento desses torcedores para consolidarmos o banco de dados. Eles vão entregar o projeto e pretendo discutir uma forma de integrá-lo. Isso é o que buscamos. O plano de sócios dá desconto nos ingressos, benefícios, votações... Existe uma contrapartida. Vamos convergir tudo para o clube. Não queremos desgastar a imagem, mas tratamos como uma possibilidade”, explicou Koehler.
“Podemos discutir futuramente se o dinheiro será usado nas dívidas, ajudar em contratações, pagamento de salários. O importante é ver quantos torcedores desejam contribuir e se os dois projetos são viáveis juntos. Vamos observar”, encerrou.
Fonte: UOL