O ranking das transmissões nos Estaduais 2013 (janeiro e fevereiro)
A Informídia Pesquisas Esportivas acaba de elaborar importante estudo mensurando a visibilidade dos clubes brasileiros nos dois primeiros meses dos estaduais de São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul. A publicação é uma exclusividade do Blog Teoria dos Jogos:
São Paulo
Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Corinthians nadou de braçada em termos de exposição. No total, foram televisionadas 78 partidas do atual campeão mundial – sejam ao vivo ou em VT. Apenas na TV aberta (que aufere maior retorno) foram sete transmissões pela Globo e cinco pela Band*. O alvinegro supera ainda a concorrência em transmissões veiculadas nos canais fechados do Sportv.
*A diferença se dá pois em São Paulo existe o expediente de se transmitir partidas distintas para capital e interior. Isto acaba elevando o número absoluto de transmissões no estado.
Em segundo lugar vem o São Paulo, com 55 transmissões, sendo 5 em TV aberta (Globo + Band), seguido por Palmeiras (49, seis em TV aberta) e, pasmem, São Caetano (39, uma na Globo). O Santos teve poucas transmissões: 36, apenas uma na Globo (duas na Band). Colado ao Peixe vem o Bragantino com 33 transmissões (duas na Globo). A lanterna ficou com a União Barbarense (12).
Em termos de horas de exposição, o ranking foi: Corinthians (119), São Paulo (83), Palmeiras (78) e Santos (60).
Rio de Janeiro
No Rio também existem discrepâncias, mas a disputa pela liderança se acirrou. O líder foi o Flamengo, com 67 transmissões, seguido de perto pelo Vasco com 63. As duas maiores torcidas cariocas empatam em transmissões pela TV aberta: seis (três na Globo e três na Band). O Vasco teve uma partida em pay per view a mais, enquanto o rubro-negro liderou veiculações nos canais Sportv.
Um abismo separa as 59 transmissões do Fluminense das 34 do Botafogo. Enquanto os tricolores apareceram quatro vezes em TV aberta, o Glorioso não apareceu nenhuma – situação modificada das semifinais da Taça Guanabara em diante. Neste sentido, o clube de General Severiano ficou atrás de pequenos como Friburguense e Nova Iguaçu (quatro partidas em TV aberta), Audax, Macaé e Volta Redonda (duas).
Em horas de exposição, uma reversão: o Vasco teve 101, enquanto o Flamengo teve 98, o Fluminense 84 e o Botafogo 46.
Rio Grande do Sul
Grêmio (42 transmissões) e Internacional (30) quase monopolizam o televisionamento do campeonato gaúcho. A vantagem tricolor se deu na TV paga, pois ambos tiveram 4 partidas veiculadas na RBS**. Apenas o Juventude se aproximou da dupla, com 16 transmissões. Ranking por horas: Grêmio (71) Inter (52) e Juventude (28).
** A Band não possui direitos de televisionamento dos campeonatos gaúcho e mineiro.
Minas Gerais
O estadual mineiro é aquele que começa mais tarde – apenas em fevereiro. E que menos possui datas. O resultado é que as 8 transmissões do Atlético (duas na Globo) geraram visibilidade equivalente à de um pequeno no Rio de Janeiro. A situação do Cruzeiro foi pior: suas cinco transmissões (duas na Globo) perderam em número para o Araxá (seis, uma na Globo). Ranking por horas: Atlético (16), Araxá (12), Cruzeiro (10) e América (9).
Um grande abraço e saudações!
Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com