O torcedor vascaíno que acompanhou a final do Carioca de showbol certamente se emocionou ao ver o time da Colina buscar um título que parecia perdido. Depois de ir para o intervalo perdendo a final do Carioca para o Botafogo por 5 a 1, a equipe cruzmaltina conseguiu uma improvável virada neste domingo, em São João de Meriti (RJ), vencendo a decisão por 7 a 6. O Vasco é campeão carioca de showbol pela primeira vez. O Botafogo segue sem títulos na modalidade. O destaque da final foi o atacante Zada, autor de quatro gols. Pedrinho, que também deixou o seu na partida, foi eleito o melhor jogador do campeonato, além de ter terminado como artilheiro (24 gols).
O JOGO
O jogo começou equilibrado com chances claras de gol para os dois lados. Aos cinco, Pedrinho mandou uma bomba, e Gabriel espalmou para a linha de fundo. Aos sete, o Botafogo abriu o placar, com Alemão, que completou de cabeça um lançamento de Gabriel. O Vasco mal teve tempo de respirar. Um minuto depois, Alemão bateu no canto para fazer 2 a 0. Aos 11, o Alvinegro fez o terceiro, com Possato.
Abalado, o Vasco passou a ser dominado facilmente. Aos 14, o Botafogo quase ampliou em bicicleta de Bruno Carvalho, que passou rente à trave. Na arquibancada, os botafoguenses já davam o título como certo, entoando cânticos provocativos ao rival. Em contra-ataque fulminante, Maciel fez o quarto aos 15, para delírio dos alvinegros presentes em Vilar dos Teles.
A seis minutos do fim do primeiro tempo, Fabrício Carvalho diminuiu a diferença, em chute de longe: 4 a 1. Só que, aos 24, Maciel arriscou de longe, a bola tocou no travessão e foi morrer no fundo do gol, definindo o placar da etapa.
O Vasco voltou mais determinado para o segundo tempo, conseguindo balançar a rede logo aos dois minutos, com Zada. Aos cinco, o mesmo Zada diminuiu para 5 a 3, empolgando a torcida vascaína, maioria na arena montada na Praça dos Três Poderes. Aos 10, Pedrinho encontrou Zada livre na área e ele marcou pela terceira vez na partida.
Três minutos depois, o time da Colina conseguiu chegar ao empate. O autor do gol foi Pedrinho, que respondeu à provocação dos torcerdores botafoguenses pedindo silêncio no setor da arquibancada localizado atrás do gol defendido por Gabriel. Sentindo o melhor momento, o Vasco foi para cima e conseguiu o gol da virada a nove minutos do fim, com Fabrício Carvalho: 6 a 5.
Ainda sem acreditar no que estava acontecendo, o Botafogo tentou uma reação nos minutos finais. Aos 23, Bruno Carvalho e Maciel finalizaram em sequência, mas não conseguiram o gol. Na base do abafa, o Glorioso conseguiu o empate, com Dé. A nove segundos do fim, Zada marcou o gol do título após bola roubada por Léo Guerra, a qual gerou muitas reclamações dos botafoguenses, que pediram o replay.
GALERIA