Para acertar venda de Dedé, Vasco resolveu pendências com Romário

Quarta-feira, 17/04/2013 - 18:24

Dedé é o novo reforço do Cruzeiro. O Vasco resolveu nesta quarta-feira os problemas que tinha quanto à penhora dos direitos econômicos do jogador ao ex-atacante Romário, e selou a negociação com o clube mineiro. O jogador deverá conceder uma entrevista coletiva de despedida antes de chegar a Belo Horizonte ainda na quinta-feira, para ser apresentado na sexta.

Os valores não foram confirmados oficialmente, mas o Cruzeiro teria pagado 5,5 milhões de euros – quase R$ 15 mi – para ter 45% de Dedé, na maior transação da história do Vasco. Outros 45% dos direitos do zagueiro pertencem ao grupo DIS-Sonda, e os 10% restantes são da Ability. Como previsto em contrato, o Cruzmaltino tinha o controle sobre o destino do camisa 26 até o dia 30 de junho. Após esta data, qualquer clube que pagasse 10 milhões de euros poderia adquirir o jogador, e 4,5 milhões deste montante iriam para o Vasco. Vivendo grave crise financeira, o clube carioca viu como vantajosa a possibilidade de adiantar a venda inevitável e ter um lucro maior.

O negócio envolverá ainda outros jogadores, embora nenhuma das partes tenha confirmado oficialmente a informação. O atacante Wellington Paulista, que está emprestado ao West Ham United, da Inglaterra, e o jovem meia Alisson, de 19 anos, são tidos como nomes certos para reforçar o elenco vascaíno. O lateral Diego Renan, emprestado ao Criciúma, também seria incluído no "pacote". Mas o jogador sofreu uma lesão no joelho no último final de semana e passou a ser dúvida.

Acertada há dias, a negociação não fora confirmada oficialmente antes por conta da penhora dos direitos de Dedé. Romário ganhou uma ação na Justiça contra o clube carioca, que lhe deve R$ 22 mi, e detinha os direitos econômicos do zagueiro. O Baixinho ainda teria a receber em eventuais negociações de Éder Luís e Fellipe Bastos.

Em nota oficial, o Vasco agradeceu a Dedé pela passagem pelo clube. "O Vasco agradece ao jogador pelo ótimo desempenho durante os quatro anos em que vestiu a camisa do clube. Camisa esta, que o jogador sempre honrou", disse o Cruzmaltino no seu site oficial.

O acerto era tão iminente que os próprios clubes envolvidos não o escondiam. Depois da goleada por 5 a 0 do Cruzeiro sobre o Nacional, na noite desta terça-feira, o assunto principal de toda entrevista era a chegada de Dedé a Belo Horizonte. No Vasco, a venda era vista como irrecusável por motivos financeiros.

Presente em diversas convocações recentes para a seleção brasileira, Dedé chega a Belo Horizonte para ser o novo xerife da zaga cruzeirense. "O Mito é nosso", anunciou o clube por meio do site oficial. O zagueiro será a oitava opção para o treinador Marcelo Oliveira, que já conta com Bruno Rodrigo, Léo, Victorino, Thiago Carvalho, Paulão, Wallace e Nirley para o setor.

Fonte: ESPN.com.br