O Maracanã já tem rede em suas traves. Mas o gol será diferente do que o torcedor carioca estava acostumado a ver no gramado: com a reforma no estádio para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, a rede ganhou um formato retangular.
Até o fechamento para as obras em 2010, as traves do Maracanã tinham uma haste nos cantos superiores. A rede ficava apoiada ali e caía na diagonal (veja imagens no vídeo abaixo, do último jogo antes do fechamento em setembro de 2010). Agora, um mastro está localizado atrás da trave e um cabo estica a rede por cima, dando o formato mais reto, seguindo o padrão de outros estádios de campeonatos organizados pela Fifa. A instalação foi feita pela Greenleaf, empresa responsável também por colocar o gramado da arena.
Apenas durante um período, em 1993, a baliza do Maracanã apresentou a rede retangular, como agora. Após as obras por causa da queda de torcedores na final do Brasileirão de 1992, a trave deixou de ter a rede inclinada. Mas a mudança durou pouco tempo. Até mesmo a animação no placar eletrônico do estádio, com um bonequinho comemorando gol, era com o desenho tradional, tendo a rede estufada após o chute.
Segundo os últimos dados divulgados pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), o Maracanã está com 95% da obra concluída. Recentemente, a cobertura foi totalmente instalada, assim como as duas traves no gramado.
O primeiro evento-teste está marcado para 27 de abril, com a presença apenas de operários e familiares nas arquibancadas durante partida entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.
O Maracanã vai receber três jogos na Copa das Confederações: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a final, marcada para 30 de junho. Em 2014, o estádio também terá a decisão do Mundial (13 de julho) e mais seis partidas.