A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) inaugura, na manhã desta sexta-feira, mais duas novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs): uma no complexo do Caju, na Zona Portuária, e outra em São Cristóvão, na Zona Norte. Com um total de 450 policiais militares que irão patrulhar 15 comunidades das novas UPPs (Barreira/Tuiuti e Caju), a iniciativa irá beneficiar um total de 26 mil moradores que vivem nessas comunidades.
A solenidade acontece a partir das 10h na Rua da Justiça, na Praça do Seninha. Já a da UPP Barreira do Vasco/Tuiuti está prevista para as 11h na Praça Carmela Dutra, em frente ao antigo Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO). O evento contará com a presença de lideranças comunitárias e autoridades.
A UPP Caju possui uma base administrativa, na Vila Tiradentes, e outras quatro bases de apoio nas comunidades Manilha, Parque Alegria, São Sebastião e Seninha. A UPP Barreira/Tuiuti funcionará na sede do antigo DPO e contará com uma base avançada na Rua Marechal Jardim, no Morro do Tuiuti que passa a fazer parte da UPP. Antes a comunidade do Tuiuti pertencia a UPP Mangueira e foi incorporada a área de atuação da nova UPP devido à proximidade geográfica.
Ocupação das comunidades
No último dia 3 de março de 2013, as comunidades foram ocupadas por 1,6 mil agentes das polícias militar, civil e federal, além do apoio de efetivo e blindados dos fuzileiros navais. A ação teve a participação de blindados da Polícia Militar, além de aeronaves da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Na ocasião os agentes ocuparam as comunidades em apenas 25 minutos sem efetuar nenhum disparo.
Fonte: O Dia