Os ingressos para ver Iron Maiden no Rock in Rio, dia 20 de setembro, esgotaram-se em menos de quatro horas. (Nota da NETVASCO: o show do Iron Maiden no Rock in Rio será no dia 22 de setembro). O que isso tem a ver com futebol? Tudo, para os vascaínos. A história das arquibancadas preto e branca se confunde com a da banda britânica.
Tudo começou em 1987, quando a maior torcida organizada do Vasco elegeu Eddie, símbolo da banda, para ser o mascote oficial da torcida, dois anos após a primeira passagem dos ingleses pelo Brasil no Rock in Rio de 1985.
Daí por diante os laços só aumentaram. Durante anos, os torcedores vascaínos freqüentaram todos os shows que o Iron Maiden realizou no Rio de Janeiro. O clima esquentou entre os dois em 2001, quando o guitarrista Janick Gers e o baixista Steve Harris foram convidados pela torcida para assistir Vasco x São Caetano, na final da Copa João Havelange, no quarto título brasileiro do Vasco, no Maracanã. Na ocasião, o grupo heavy metal estava no Rio de Janeiro para se apresentar no Rock in Rio III, no dia seguinte ao jogo. O baixinho Romário, que defendia o Cruzmaltino, acabou dando show na partida e apareceu em um videoclipe da banda e para a apresentação em DVD. Além de imagens da partida, os britânicos gravaram cenas da torcida vascaína, entre elas, uma bandeira de 50 metros com o desenho do Eddie em evidência.
No show histórico do Rock in Rio 2001, os torcedores vascaínos entoaram cânticos, mas a homenagem da banda aos torcedores não ocorreu ali. Por motivos de segurança, o diretor do Rock In Rio 2001, Roberto Medina, proibiu que os britânicos usassem blusas ou ostentassem bandeiras do Vasco, o que Steve Harris faria. O baixista e torcedor fanático do West Ham acabou fazendo e vestiu a blusa da torcida do Vasco.