O péssimo desempenho do Vasco na Taça Rio deixa sua torcida bastante preocupada com o futuro do time. Também não é para menos. Além de ficar cinco partidas sem balançar as redes adversárias, o Cruz-Maltino ostenta outra marca negativa neste período: o pior início da Taça Rio de sua história. Na lanterna do Grupo A e praticamente eliminado do Estadual, o Vasco somou apenas um ponto em quatro jogos disputados no segundo turno do Campeonato Carioca. Foram três derrotas e um empate (8,3% de aproveitamento).
Maior vencedor da Taça Rio com nove títulos, o Gigante da Colina jamais ficou as quatro primeiras rodadas da competição sem vencer uma partida. A situação atual é ainda mais delicada. Somando-se a derrota para o Botafogo na final da Taça Guanabara já são cinco jogos sem vitória no Estadual. A última vez que o time passou por uma fase tão ruim assim foi no Carioca de 2011. Naquela ocasião, o time cruz-maltino ficou sem triunfar nos cinco primeiros jogos da Taça Guanabara, sendo quatro derrotas consecutivas para Resende, Nova Iguaçu, Boavista e Flamengo, respectivamente, além de um empate com o Volta Redonda.
O Vasco pôs fim à sequência de resultados negativos no Estadual com o triunfo sobre o Americano por 3 a 0, em São Januário. Neste domingo, o time comandado por Paulo Autuori enfrenta o Friburguense, justamente na Colina Histórica, pela Taça Rio. Uma oportunidade de acabar com o incômodo jejum de vitórias e amenizar a crise que assola o clube.