Desde que a TV foi invadida por comerciais do “Movimento Por um Futebol Melhor”, a Ambev verificou enorme popularização de seu projeto de incentivo à associação aos clubes de futebol. Ronaldo Fenômeno e outros pentacampeões foram os responsáveis por difundir a ampla rede de descontos disponível àqueles que se tornarem sócios-torcedores. A lista de produtos e estabelecimentos participantes pode ser conferida no portal http://www.porumfutebolmelhor.com.br/.
O mesmo site possui uma ferramenta que vem dando o que falar. Trata-se do “Torcedômetro”, que monitora o número de associadas e fomenta a saudável competição entre torcidas. Há algumas horas o Corinthians ultrapassou o Santos e assumiu a liderança deste ranking. Em terceiro lugar, com grande diferença, vem o Cruzeiro:
Nas redes sociais, variadas são as dúvidas quanto aos métodos de contabilização da ferramenta. Sendo assim, o Blog Teoria dos Jogos conversou com Rafael Pulcinelli, gerente de marketing da Ambev e um dos responsáveis pelo projeto. Segundo ele, a base dos clubes integrada ao Torcedômetro é a base real de contribuintes adimplentes. Portanto, dependentes são contabilizados desde que gerem receita. Ao se encaixar nesta exigência, todo e qualquer torcedor será incluído, mesmo os que tiverem menos de 18 anos. Importante reiterar que não é necessário fazer cadastro no site “Por um Futebol Melhor” para aparecer nas estatísticas.
Pulcinelli detalha que a integração se dá com os clubes ou empresas que os representam, citando exemplo da Outplan, que responde pelo Botafogo. A integração é online, sendo em tempo real ou uma vez por dia de acordo com o sistema adotado. Ele acrescenta que a maioria dos clubes pode vir a integrar ainda a base de sócios proprietários e patrimoniais. Em boa dose, esta seria a razão do aumento nos números corintianos.
No caso do Flamengo – que em dez dias viu seu projeto nascer e se aproximar da marca de 11 mil torcedores – Rafael diz que o número real é o do site, e não o que é gerado no cadastro ao projeto Nação Rubro Negra. Ele afirma que o clube é um dos que possui o sistema mais atualizado. Após um boom inicial, os rubro-negros vem agregando entre 500 e 600 associados por dia.
Embora não tenha havido integração com Grêmio e Internacional (que devem catapultar a base de sócios), Pulcinelli adianta que os próximos serão Fortaleza e Ceará, aumentando em cerca de 10 mil o total de associados. Quando todos forem contemplados, é possível que o total ultrapasse os 400 mil sócios-torcedores.
Os números são excelentes se considerarmos a inexistência de tais projetos há pouco tempo, mas representam meros 0,2% da população do suposto “país do futebol”. O índice pouco expressivo, entretanto, deixa claro o enorme potencial do projeto, reforçando a importância do engajamento por parte dos torcedores. A adesão em massa pode vir a proporcionar um crescimento endógeno descrito por Pulcinelli como “a maior quebra de paradigma” na história do futebol brasileiro.
E você, já se associou?
Um grande abraço e saudações!
Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com