Vasco e outros clubes firmam parceria com Ministério da Saúde para incentivar doação de sangue

Sexta-feira, 05/04/2013 - 22:02

O ministro da Saúde Alexandre Padilha firmou nesta sexta-feira, uma parceira com times de futebol do Brasil para incentivar a doação de sangue entre os torcedores do país. A medida, anunciada no Museu do Futebol, em São Paulo, projeta um aumento no estoque de sangue dos hemocentros visando a meta de um milhão de doadores.

O agendamento de doações para atender os turistas durante a Copa das Confederações é também uma das metas da campanha que já começa neste sábado com a torcida do Corinthians. De acordo com o ministro, outras torcidas do Brasil já se organizaram para contribuir com a sua doação.

- Doar sangue é um ato de vida, de solidariedade. Conclamamos a participação das torcidas de todo o país. Queremos que eles mostrem pela vida, a mesma paixão que têm pelo futebol - comentou Padilha ao UOL Esportes.

Entre os clubes que aderiram a campanha estão: Santos (SP) Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Vasco (RJ), Fluminense (RJ), Palmeiras (SP), Internacional (RS), Grêmio (RS), Paysandu (PA), Avaí (SC), Ponte Preta (SP), Portuguesa (SP), Coritiba (PR), Paraná (PR), Santa Cruz (PE), Sport (PE), Botafogo (RJ) e Ceará (CE). O ministério projeta divulgação da campanha também pelas redes sociais por meio dos perfis do Ministério da Saúde e dos clubes participantes no Facebook, twitter e instagram.

O evento desta sexta reuniu o secretário de Estado de Saúde de São Paulo, Giovanni Cerri; o secretário de Saúde do Município de São Paulo, José de Fillipi Júnior; o Secretário de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo, Celso do Carmo Jatene; e representantes dos clubes parceiros.

REGRAS PARA A DOAÇÃO

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 67 anos comprovados através da apresentação de documento oficial com foto e ter peso acima de 50 kg. Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar desde que tenham o consentimento formal do responsável legal. Grávidas, pessoas contaminadas com doenças transmissíveis pelo sangue e usuários de drogas não podem ser doadores.

Torcedores e demais interessados em aderir a campanha devem procurar por um dos 32 hemocentros coordenadores e 368 regionais, além dos núcleos de hemoterapia distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.

Fonte: Lancenet