As saídas precoces do atacante Thiago Mosquito e do lateral-direito Foguete fizeram com que o Vasco da Gama passasse a tomar medidas para evitar que casos parecidos voltem a acontecer no futuro. Através do Diretor Manuel Pereira e coordenador Mauro Galvão, o Gigante da Colina acertou a extensão de vínculo contratual com todos os atletas que viajaram no último mês de março para representar as cores do clube.
Os jovens da categoria infantil, que viajaram para disputar o Torneio Internacional Memorial Stefano Gusella, assinaram a renovação do contrato amador antes de embarcarem para a Itália. Quem passou pelo mesmo procedimento foram alguns atletas da categoria juvenil que ainda não completaram 16 anos, idade no qual já é permitida a assinatura do primeiro contrato profissional.
Os jogadores do sub-17 que já completaram a idade citada no parágrafo anterior já acertaram tudo com a diretoria cruzmaltina. Alguns, como o atacante Caio Monteiro e o goleiro Yuri, dependem apenas de trâmites burocráticos para oficializarem o acordo. Outros, como o goleiro Juninho e os meias Marquinhos e Bruno Cosendey, já assinaram por três anos. Em entrevista exclusiva ao Só dá Base, o ex-zagueiro Mauro Galvão explicou o motivo da atitude tomada pela cúpula da base cruzmaltina:
- A gente teve essa preocupação de levar todo mundo já com o contrato, todo mundo já com seu vínculo firmado com o Vasco. Isso evita que a gente tenha algum aborrecimento, pois sabemos que existem algumas coisas que acontecem e temos que ficar atentos. Não podemos dar espaço para qualquer tipo de problema. Vamos nos preocupar somente com a competição, pois os atletas estão seguros - afirmou o ex-zagueiro, atual coordenador das categorias de base.
O dirigente garantiu também que os jovens da categoria juvenil que viajaram para disputar a Copa Rio e ainda não acertaram o primeiro contrato profissional, devem oficializar o acerto após o retorno ao Rio de Janeiro:
- Estamos tendo essa preocupação de fazer os contratos. Já conseguimos fazer com o Bruno Cosendey, o Marquinhos e alguns outros. Falta pouco agora para a gente definir. Já está tudo encaminhado e no retorno eles vão assinar o contrato profissional, que nos dá uma tranquilidade ainda maior. O que a gente quer é que todos eles se concentrem apenas em jogar bola e esqueçam essa questão contratual. Jogador tem que pensar apenas na questão técnica e buscar evoluir nela sempre. Esperamos que o time continue indo bem e possa aproveitar o Torneio. Só o Vasco ganha com isso, pois os atletas estão em competição e jogando. O que faz a diferença é o jogo, pois os atletas estão sendo testados e são obrigados a mostrar o seu valor - garantiu Mauro Galvão.
Dirigente pretende acompanhar jogos do Vasco na Copa Rio "in loco"
Durante o bate-papo com o Só dá Base, Mauro Galvão revelou que irá prestigiar alguns jogos da equipe juvenil do Vasco da Gama na Copa Rio. O ídolo cruzmaltino quer acompanhar de perto o trabalho realizado pela comissão técnica e o desempenho do grupo de jogadores:
- Como a sede é em Miracema, eu espero ir até o local e acompanhar os jogos. Como é no Rio de Janeiro fica mais fácil de acompanhar. Eu espero pode acompanhar essa competição - disse.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco