Guilherme Costa completa 19 anos de idade neste domingo

Domingo, 31/03/2013 - 18:58

O dia 31 de março é bastante especial para uma das maiores promessas da base vascaína. No clube de São Januário desde 2006, o meio-campo Guilherme Costa completa nesta data 19 anos de idade e tem muito o que comemorar. Além de ter garantido uma vaga dentro do elenco profissional, o jovem cresceu de rendimento na equipe de juniores e voltou a apresentar o futebol que encantou os cruzmaltinos que acompanharam sua trajetória na base.

Por falar em trajetória, o atual camisa 10 da equipe sub-20 iniciou sua vida na Colina atuando pelo time mirim, mas foi a partir da categoria sub-15 que ele começou a brilhar. Logo em seu primeiro ano de infantil, Guilherme se destacou e terminou a temporada como artilheiro maior da equipe. As boas atuações continuaram no ano seguinte e fizeram com que ele fosse convocado para a Seleção Brasileira Sub-15, que em 2009 disputou o Sul-Americano da categoria.

O desempenho com a camisa amarelinha fez Guilherme Costa passar a ser conhecido pela torcida vascaína, que passou a acompanhá-lo mais de perto e torcer por sua permanência, já que eles antes de assinar seu primeiro contrato profissional recebeu propostas do Porto (POR) e do Chelsea (ING). Por conta de seu desejo e do esforço cruzmaltino, o meia assinou contrato no dia 08 de abril de 2010.

Após a assinatura, Guilherme seguiu se destacando pelo Gigante da Colina e pela Seleção Brasileira. No final de 2010, ele brilhou no Torneio Future Champions e se credenciou para fazer parte do grupo brasileiro que disputaria o Campeonato Sul-Americano sub-17 no início de 2011. Ao lado dos companheiros, o jogador vascaíno conquistou a competição, chegando inclusive a marcar um gol no jogo de decisivo contra a Argentina, e garantiu seu lugar no Mundial, onde o time verde e amarelo foi eliminado nas quartas de finais.

Primeira aparição no profissional

Depois de representar o país na Copa do Mundo sub-17, em 2011, Guilherme retornou ao Vasco e passou a realizar treinamentos com o grupo de profissionais. O esperado era que o jovem seguisse para Atibaia-SP com o grupo cruzmaltino, mas isso não aconteceu e ele acabou sendo relacionado para disputar a Copa São Paulo de 2012.

Seu desempenho nessa competição não foi brilhante, mas isso não o impediu de ser relacionado para seu primeiro jogo como profissional. Isso aconteceu no dia 18 de fevereiro de 2012, data na qual o time de São Januário venceu o Boavista por 1 a 0 e encerrou sua participação na Taça Guanabara com 100% de aproveitamento.

Logo após ter tido mais uma oportunidade de viver o ambiente profissional, Guilherme se lesionou e só voltou aos gramados no segundo semestre. Disputou algumas partidas do Campeonato Brasileiro sub-20, agradou a comissão técnica e acabou sendo convocado para a pré-temporada de 2013.

Promoção para o time principal

Diferentemente do ano passado, Guilherme Costa iniciou a temporada junto ao elenco principal e chegou a fazer sua estreia no contra o Ajax, que aconteceu em São Januário e marcou a despedida de Pedrinho. Apesar de fazer parte do grupo principal, o camisa 32 tem atuado com frequência pelo time sub-20 e vem sendo um dos destaques do time no Campeonato Carioca da categoria.

Guilheme chegou inclusive a atuar no último sábado (30/03) contra o Botafogo no Centro de Treinamento de Itaguaí. Apesar do vínculo contratual do jogador com o Vasco se encerrar neste domingo (31/03), a partida contra o alvinegro não deve ter sido a última do jogador pelo time de São Januário. Pelo menos é isso que garante o coordenador das categorias de base, o ex-zagueiro Mauro Galvão:

- É um jogador que subiu para o profissional e que ficou sob os cuidados do profissional. O René Simões, pelo que tenho acompanhado, tem tido conversas com os pais do Guilherme e nessa semana deve definir isso com certeza - afirmou com exclusividade o dirigente.

No início do ano, Guilherme Costa concedeu uma entrevista para este Blog e falou sobre sua relação com o Vasco (RELEMBRE).

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.



Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco