O Vasco terminou a temporada de 2012 com quase 40 atletas no plantel profissional. Entre veteranos, como Juninho e Felipe, e garotos, como Jhon Cley, Marlone e Romário, que subiram no meio do Brasileiro, o clube mostrava um inchaço no elenco, que se enfraquecera durante a metade final do Brasileiro - com as saídas de Allan, Rômulo, Diego Souza e Fagner. A concepção da diretoria, até por conta de redução da folha salarial - o que, de fato, houve -, era trabalhar com um número estimado em 26 jogadores. Mas com a reintegração de Enrico na última semana, este número de atletas já chega a 33 ao todo.
Procurado para comentar o assunto, o diretor técnico Ricardo Gomes citou a distribuição de atletas no treino do último sábado. Estavam quatro goleiros em campo, treinando com seus preparadores, outros 22 jogadores à disposição do treinamento tático de Paulo Autuori e o meia-atacante Bernardo, que fazia trabalhos físicos para se recuperar de lesão na coxa - somando um total de 27 no treinamento. Porém, outros atletas estão machucados e não apareceram para treinar nos últimos tempos, como zagueiro Rodolfo e o atacante Robinho.
- O número de atletas que temos hoje não é satisfatório, mas é aceitável - disse Ricardo, que citou garotos como o goleiro Jordi e os meias Jhon Cley e Guilherme como exemplos de jogadores que constantemente jogam pelos juniores, além de outros que sobem eventualmente para fase de adaptação.
Ainda assim, o número já é bem acima do que era planejado. Com a perda de 11 atletas no fim da temporada, o clube saiu atrás de quantidade de atletas - contratando, até agora, também 11 jogadores. No fim de dezembro, em entrevista para a rádio Tupi, o diretor executivo René Simões disse que Ricardo e Gaúcho gostariam de trabalhar com número entre 24 a 26 jogadores. Para a pré-temporada, em Pinheiral, viajaram 29.
No elenco, fora da contagem de 33 atletas, ainda constam três jogadores que treinam em separado. São eles o zagueiro Jomar, o volante Renato Augusto e o atacante Nilson. A tendência e o desejo da comissão técnica é que esses e outros sejam emprestados ou negociados quando o clube sair ao mercado para o Campeonato Brasileiro.
Confira cada atleta do atual elenco profissional do Vasco.
Goleiros: Alessandro, Michel Alves, Diogo Silva, Jordi (base);
Laterais: Nei, Elsinho, Yotún, Thiago Feltri e Dieyson (base);
Zagueiros: Dedé, Renato Silva, André Ribeiro, Luan (base), Rodolfo (lesionado);
Meias: Fellipe Bastos, Abuda, Sandro Silva, Fillipe Soutto,Wendel, Pedro Ken, Bernardo, Carlos Alberto, Jhon Cley (base), Marlone (base) Guilherme (base), Dakson, Enrico;
Atacantes: Eder Luis, Tenorio, Leonardo (lesionado), Robinho (lesionado), Thiaguinho, Romário (base).
Fonte: GloboEsporte.com