Na Páscoa, muitos brasileiros sabem o que querem ganhar de presente: um ovo de chocolate do seu time de coração. O produto licenciado, fruto da parceria entre clubes de futebol e empresas alimentícias, é sempre atração nesta época.
A argentina Arcor, terceira maior fabricante de chocolates no Brasil, por exemplo, possui relação com 12 equipes brasileiras: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
Todas têm chocolates produzidos pela companhia sul-americana. O curioso, contudo, é que as mercadorias para a Páscoa-2013 não são iguais para todos os times. Corinthians e Palmeiras são exceções.
Acontece que os rivais não possuem o mesmo acordo que os demais. O contrato da dupla com a Arcor não a permite fabricar ovos, uma vez que a Lacta é a parceira nesta categoria. Apenas chocolates. Consequentemente, os artigos não podem nem ser vendidos nas parreiras de ovos de Páscoa. A corporação argentina, por outro lado, tem autorização para produzir ovos para os outros dez clubes.
Portanto, a marca apresentou bola de futebol de chocolate de 230 gramas acompanhada de um copão de pipoca para Corinthians e Palmeiras. Enquanto isso, lançou ovo de chocolate de 200 gramas também acompanhado do copão para Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco.
“Essa linha associada aos clubes de futebol, denominada ‘Fanáticos do Futebol’, corresponde a aproximadamente 10% do total de chocolates comercializados pela Arcor na Páscoa”, revelou Ciro Mariani, gerente de marketing da companhia.
Quem também aproveitará a data para vincular produtos ao futebol é a Garoto. A empresa nacional detém o posto de chocolate da seleção brasileira de futebol, da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Sua aposta é o ovo de Páscoa oficial da seleção brasileira.
A Garoto se tornou parceira da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Fédération Internationale de Football Association (Fifa) por meio da Nestlé. A corporação suíça, maior do mundo no segmento de alimentos e detentora da Garoto, foi responsável por fechar os patrocínios.
Além dos licenciados, as grandes equipes brasileiras costumam realizar várias ações sociais na Páscoa. Representadas por seus jogadores, elas visitam instituições para entregar seus ovos de Páscoa oficiais para crianças.
E a iniciativa, que muitas vezes serve para reafirmar e ativar as relações comerciais entre times de futebol e fabricantes de chocolate, termina por proporcionar momentos únicos de felicidade na vida de jovens carentes.