Passados um turno e mais um jogo do Campeonato Carioca, Bernardo segue sem conseguir se firmar no time do Vasco. A situação parece incomodar o meia-atacante, que havia retomado a condição de titular nos últimos jogos da Taça Guanabara. Mas a fraca atuação e o destempero na final, somados à ascensão de Dakson e à manutenção do esquema com um atacante de área (Romário), deixaram o artilheiro do time, com sete gols, amargando a reserva mais uma vez em São Januário.
No treino de terça-feira, após a atividade tática comandada pelo treinador, Bernardo se sentou, sozinho, por alguns minutos no grande círculo do campo. Ele olhava fixo para a grande área, onde treinavam cobranças de falta Nei, Marlone e Eder Luis. Depois, um integrante da comissão técnica conversou com o atleta, de 22 anos, que continuou sentado, gesticulou um pouco e finalmente se levantou para para treinar as batidas de falta, uma das suas especialidades.
O técnico Gaúcho reforçou que Bernardo saiu do time por opção tática. Ele preferiu a presença na área de Romário ao jogador que mais balançou as redes pelo time de São Januário em 2011, também na reserva - 18 gols em 57 jogos.
- Sempre gostei de ter num time um centroavante de referência, em todos os clubes que passei. No início do ano tentamos armar a equipe com outra possibilidade, sem esse atacante. Deu certo até o ponto que estava sobrecarregando o restante do time. E aí, infelizmente, sobrou para o Bernardo. Mas ele ainda vai nos ajudar muito e nada impede que entre bem numa partida e volte ao time titular - disse o treinador.