A cada dia que passa o Maracanã vai voltando a ter cara de estádio. Depois de receber o gramado, parte das cadeiras e ter a cobertura com quase 50% de sua totalidade, o palco das finas da Copa das Confederações desse ano e da Copa do Mundo de 2014 já tem seus vestiários bem adiantados e em fase de acabamento.
Imagens exclusivas conseguidas pelo GLOBOESPORTE.COM mostram que as banheiras de hidromassagem já estão em seus devidos lugares. Toda a parte de azulejo e pintura foi finalizada e faltam detalhes para o fim dos trabalhos. As privadas e os chuveiros ainda não foram colocados.
O Maracanã terminou fevereiro com 87% da obra concluída e a promessa do governo do estado do Rio de Janeiro é entregá-lo pronto em 27 de abril, data do primeiro evento-teste do estádio para a Copa das Confederações. O segundo será em 8 de maio, também com portões fechados. O primeiro jogo com venda de ingressos será Brasil x Inglaterra, em 2 de junho.
Água das chuvas nos banheiros
O projeto do novo Maracanã seguirá o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) – certificado que significa liderança em energia e design ambiental –, do Green Building Council Brasil (GBC), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético. O estádio terá dispositivos economizadores de água e um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá o uso de água potável em 50% para irrigação do gramado. A meta é reduzir o consumo de água em 30%. A chuva captada pela nova cobertura será utilizada também para o funcionamento dos banheiros, que terão torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas.