Em campo estão jogadores de fama internacional, alguns dos principais nomes da Major League Soccer (MLS) americana. Mas, em volta, o que se vê é uma estrutura para treinos simples, comparável a de alguns clubes brasileiros com um poder aquisitivo bem menor. Dono de um estádio moderno, o New York RB, novo time de Juninho Pernambucano, ainda não possui um centro de treinamento à altura de seus outros investimentos. Há cinco anos, a equipe que conta com o atacante francês Henry e o meia australiano Tim Cahill trabalha dentro de uma universidade norte-americana.
Na tarde da última quinta-feira, sob um frio de um grau Celsius negativo – sem contar a sensação térmica ainda mais baixa –, alguns dos astros da MLS treinavam num campo onde a grama não estava em seu melhor estado (muito por causa do mau tempo também). Localizado na universidade Montclair State, em Nova Jersey, o CT improvisado se resume a um prédio de dois andares, nos quais se concentram a administração, o vestiário, a sala de musculação e outros ambientes. Tudo isso ao lado de uma estação de trem.
- Aqui ainda é meio improvisado, mas é legal. Mesmo assim, em breve, o clube vai inaugurar um excelente lugar para treinos - disse Juninho, que na quinta-feira concedeu entrevista coletiva dentro de uma espécie de contêiner.
O clube promete entregar em julho deste ano o seu próprio centro de treinamento – este, sim, proporcional ao investimento total feito pela empresa de bebidas energéticas dona do time – na cidade de Hanover, também em Nova Jersey. Só então a estrutura poderá se comparar à do estádio, o Red Bull Arena, onde a equipe jogará pela primeira vez em 2013 neste sábado, contra o DC United, pela terceira rodada da MLS.
Inaugurado em março de 2010, a Red Bull Arena tem capacidade para 25 mil torcedores e custou US$ 200 milhões (cerca de R$ 400 milhões no câmbio atual). Antes de Juninho, o local teve a marca brasileira no jogo de inauguração. Em 20 de março de 2010, o time da casa venceu o Santos, com Neymar de titular, por 3 a 1 no amistoso. O astro do Peixe enfrentou o então zagueiro Mike Petke, hoje treinador do New York RB.
O time de Juninho estreia em casa na temporada neste sábado, às 13h30m (de Brasília). O meia brasileiro deve começar no banco, já que ainda se recupera de dores na panturrilha esquerda. O New York RB começou a temporada com duas partidas fora de seus domínios, nas quais somou um ponto apenas - empatou com o Portland Timbers, mas perdeu para o San Jose Earthquakes.