Oldair era volante do Vasco em 1965 e, antes da decisão da 1ª Taça Guanabara, foi informado que atuaria na lateral esquerda na final contra o Botafogo. A missão? Marcar um jogador que, na época, já era bicampeão do mundo: Mané Garrincha. Ao entrar em campo, ele fez mais do que anular o craque adversário ao marcar um dos gols da vitória vascaína por 2 a 0. Oswaldo de Oliveira, atual técnico do Botafogo, tinha 14 anos e assistiu tudo das arquibancadas. Neste domingo, os times voltam a decidir o título, com Oswaldo em campo e Oldair na torcida (assista ao vídeo).
O ex-jogador espera que o Vasco leve a melhor porque nunca jogou no Botafogo e costuma torcer pelos clubes nos quais atuou. Espera dar sorte outra vez. No histórico da competição, o Glorioso levou a melhor e ficou com oito títulos em nove decisões contra o time cruz-maltino. A única vitória do Vasco foi justamente naquele 5 de setembro de 1965 em que Oldair surpreendeu. Ele lembra bem, da vitória e da surpresa de quando soube qual seria sua função em campo.
- Do outro lado tinha aquele cara perna torta (risos), o Garrincha (...) Por incrível que pareça, o Zé Moreira me botou na lateral e eu era volante. Até falei: Ô, Zé, olha quem está do outro lado, é meio perigoso - contou.
Além de cuidar do camisa 7 adversário, Oldair ainda ajudou a equipe no ataque e abriu o placar para o Vasco, que comemorou o título diante de um público superior a 110 mil torcedores, no Maracanã.
- Toda a vez que eu joguei contra o Botafogo eu fiz gol no Manguinha (goleiro Manga). Não sei se era complexo ou não. Eu chutava, ela entrava - disse.
Oswaldo de Oliveira era um adolescente e viu tudo. Ao pensar na decisão, ele lembra de Oldair, apesar da memória não ter guardado muitos detalhes daquele jogo.
- Me lembro de um jogador que era lateral-esquerdo no Fluminense, foi para o Vasco e jogava de meio-campo, de volante, que era o Oldair. Lembro que ele jogou pelo Vasco nesse dia.
Desta vez, ele espera que um atleta botafoguense fique marcado como nome do jogo da decisão de 2013. Vasco e Botafogo se enfrentam domingo, às 16h, no Engenhão. O Botafogo precisa vencer para ser campeão. O Vasco tem a vantagem do empate.
Fonte: Sportv.com
Nota da NETVASCO: Ao contrário do que afirma a reportagem, aconteceram até hoje 13 decisões de título entre Vasco e Botafogo (e não 9), com 8 vitórias do Botafogo e 5 (e não 1) do Vasco. Saiba mais clicando aqui.