Quem vai "mandar" no Engenhão a partir deste domingo? O dono do estádio ou o visitante, que briga nos bastidores para ter os clássicos em casa? A final da Taça Guanabara entre Vasco e Botafogo colocará em xeque a questão.
Desde a inauguração do local, em 2007, os rivais se enfrentaram oito vezes, prevalecendo a igualdade. Foram quatro vitórias para cada lado, com três empates.
Um dos mais experientes do elenco vascaíno, o volante Wendel, que possui 15 títulos na carreira, acredita que quem tiver mais entrega dentro de campo na decisão poderá levar a melhor.
– Clássico não pode ter descuido. Quem estiver melhor, vai sair vencedor no jogo. Claro que futebol surpreende, mas o time que tem entrega, pode levar a melhor – analisou o camisa 17.
Pelo lado alvinegro, o técnico Oswaldo de Oliveira vê as vantagens de se jogar em casa. Na última sexta, por exemplo, a equipe treinou no palco da partida, o que na visão do treinador, pode ser um benefício a mais para o Glorioso:
– Se nós pudéssemos, repetiríamos isso diariamente. O ambiente do jogo é fundamental, não só pelo gramado, mas também pelo que envolve o entorno. A visão que você tem de cada ponto do campo é importante. Apesar de jogar sempre aqui, a gente precisa treinar também.
Nos bastidores, o Vasco está prestes a apresentar um projeto às autoridades com o intuito de transferir os clássicos que tiver mando de campo para São Januário.
Já o Botafogo, em licitação, passou a ter o direito de administrar o Engenhão até 2027. O contrato prevê uma prioridade de extensão por mais 20 anos, caso seja da vontade do Glorioso.
No Engenhão
Vitórias vascaínas - O Vasco venceu por 6 a 0 em 2010 (Carioca), duas vezes por 2 a 0 em 2011 (Carioca e Brasileiro) e por 1 a 0 (Brasileiro) no ano passado.
Vitórias alvinegras - O Botafogo venceu por 4 a 0 em 2011 (Brasileiro), duas vezes por 3 a 1 ano passado (Carioca) e por 3 a 2 no Brasileiro, também em 2012.
Empates - Ocorreu empates em 1 a 1 em 2008 e 2010 e um 2 a 2 em 2010. Todos os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro.
Fonte: Lancenet