Sem chegar a uma final de Estadual desde 2004, o Vasco está mobilizado para a decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca. Ao longo da semana, o clube treinou para corrigir erros em seus fundamentos e priorizou o psicológico dos atletas. A intenção do técnico Gaúcho é evitar o clima de euforia antes do jogo com o Botafogo.
Mesmo com a preocupação da comissão técnica, o grupo cruz-maltino se mostrou preparado para arcar com a pressão de jogar por um resultado positivo no Engeçhao. Sem polemizar com o rival, o grupo pediu para que os torcedores possam lotar o estádio e apoiar o time durante os 90 minutos.
"O torcedor do Vasco vai comparecer em bom número, pois o time tem se dedicado muito dentro de campo e fazendo o possível para conquistar os títulos que a torcida tanto deseja. Não vai ser um jogo tranquilo, o Botafogo possui um grande time e com certeza vai dificultar para a gente. Vamos precisar usar todas as nossas armas e o apoio de nossa torcida é uma delas", afirmou o goleiro Alessandro, que teve as suas palavras endossadas pelo meio-campista Bernardo.
"O apoio dos torcedores vai ser fundamental para a nossa equipe, pois eles estão entendendo a importância que o título da Taça Guanabara tem para a nossa equipe. Os vascaínos vão fazer uma grande presença no Engenhão e nos apoiar ao longo dos noventa minutos", completou o armador.
Na manhã desta sexta-feira, em São Januário, Gaúcho comandou uma atividade tática e procurou trabalhar com as bolas paradas, consideradas um dos pontos fortes do Botafogo. A ideia é que sua equipe não seja surpreendida pelas cobranças de falta do rival e muito menos pelas cabeçadas de alguns especialistas botafoguenses, como os zagueiros Dória e Bolívar.
Em termos de escalação, conforme já era esperado, Gaúcho vai repetir a formação que derrotou o Fluminense. O treinador esperava por uma possível liberação de Carlos Tenorio, mas foi frustrado pela decisão final do departamento médico. O atleta não se recuperou de um edema na panturrilha esquerda e está fora do jogo. Já o centroavante Leonardo segue com uma tendinite nos dois joelhos e deixará o Vasco com o veloz trio ofensivo formado por Carlos Alberto, Éder Luis e Bernardo.
Desta forma, o Vasco vai a campo com: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Abuda, Wendel, Pedro Ken, Carlos Alberto; Bernardo e Eder Luis. O clube ainda fará uma atividade neste sábado de manhã e iniciará o período de concentração após o término dos trabalhos. Por ter feito a melhor campanha ao longo da fase de classificação da Taça Guanabara, o Vasco tem a vantagem de jogar pelo empate para ficar com o caneco.
Fonte: Gazeta Esportiva