Embora sua atuação não seja mais tão à frente dos holofotes, Ricardo Gomes tem as raízes fincadas no elenco vascaíno. De volta ao clube como diretor-técnico, o dirigente ainda mantém tanta influência sobre os jogadores que virou motivação para a conquista da Taça Guanabara no domingo, contra o Botafogo. O drama vivido pelo treinador em 2011, quando sofreu um AVC durante um clássico contra o Flamengo. Ainda em processo de recuperação, ele voltou a São Januário para ajudar René SImões, diretor-executivo de futebol, e Gaúcho, o técnico a gerenciar possíveis crises que apareçam no dia a dia. E parece ter dado certo. Finalista da Taça Guanabara, o elenco não esqueceu o trabalho de Ricardo Gomes e mostra reconhecimento.
"O Ricardo sempre que conversa com a gente tem a palavra certa na hora certa. Fico satisfeito que ele esteja com a gente. Esse retorno do Ricardo foi bom para o grupo pelo respeito que ele adquiriu em 2011. Essa é a maior arma do Vasco, queremos dar esse título para o Ricardo. A gente sentiu. Vai ser o maior presente para esse grupo conquistarmos o título para ele", disse o volante Wendel, um dos mais experientes do grupo.
Em 2011, então treinador, Ricardo Gomes assumiu o comando do Vasco após uma crise de relacionamento do elenco com Carlos Alberto, Felipe e o presidente Roberto Dinamite e também a demissão do técnico Paulo César Gusmão. Aos poucos, Ricardo amansou o elenco, reconstruiu o time após uma sequência de derrotas e conquistou a Copa do Brasil. Em agosto do mesmo ano, durante o clássico contra o Flamengo pelo Brasileiro, ele sofreu um AVC e comoveu todo o elenco vascaíno.
Fonte: ESPN.com.br