Dulce já nasceu com a Cruz de Malta no peito, com dois anos de idade já havia se tornado sócia do Gigante da Colina, e logo aprendeu os valores do clube e a amá-lo com o pai português, naturalizado brasileiro, que pregava a igualdade e combatia o preconceito racial, assim como o Cruzmaltino. Um vascaíno convicto.
Frequentadora assídua dos jogos do Vascão, Dulce viajava Brasil afora pelo time da colina, e foi pioneira ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência de uma torcida de futebol, aos 22 anos, em 1956. Além disso, a dama das arquibancadas decidiu deixar de trabalhar para não se privar da maior alegria de sua vida: o Vasco.
Devido a sua entrega à equipe de São Januário, venceu o concurso de melhor torcedor do Brasil, realizada pela ‘Revista do Esporte’, no início da década de 60 e foi convidada pelo escritor Claudio Aragão para narrar a trajetória do clube desde sua fundação, no final do século XIX, até a conquista do título carioca de 2003. Seus relatos deram origem a obra “A história do Vasco da Gama em cordel”, da editora Bom Texto.
Ao falecer, dia 19 de janeiro de 2004, comovendo a nação cruzmaltina, a torcedora foi homenageada pela prefeitura do Rio de Janeiro, que no decreto de 22 de janeiro do mesmo ano, mudou o nome da antiga Rua do Reservatório para Dulce Rosalina.
Para saber mais sobre a relação entre Dulce Rosalina e o Vasco, clique aqui
“Adorava acompanhar os jogos do Vasco”
Outro grande nome feminino na história do Vasco é o da cantora Teresa Cristina, que participou, dentre outras coisas, do “Mega Show” durante a comemoração dos 113 anos do Gigante. O show contava apenas com atrações vascaínas.
- “O show do Vasco será histórico. Todos os artistas vascaínos conseguiram espaço em suas agendas e todos nós, estaremos reunidos, cantando para nossa torcida. Um momento como este é único porque muitos vascaínos estarão reunidos em um único local”.
Além disso, o show foi gravado e transformado em CD e DVD. O dinheiro arrecadado com o espetáculo e com a venda dos CDs e dos DVDs foi destinado ao Colégio Vasco da Gama. A instituição de ensino funciona dentro de São Januário e atende os atletas das divisões de base das diversas modalidades esportivas desenvolvidas pelo clube.
O Club de Regatas Vasco da Gama parabeniza todas as mulheres neste grande dia!
Dona Angelina - guardiã da sala de troféus |
Dilcéia - integrante do departamento médico há mais de 40 anos |