Às vésperas de mais uma partida decisiva, Vasco e Fluminense atravessam momentos bem diferentes. O clube de São Januário renovou praticamente todo o seu elenco e aposta todas as suas fichas no Campeonato Carioca. Já o tricolor, manteve a base campeã Brasileira de 2012 e é o único clube carioca na disputa da Copa Libertadores da América.
Apesar de viver contextos diferentes, o histórico recente do clássico aponta uma vantagem considerável para o lado Cruz-Maltino. Desde 2003, foram disputadas 18 partidas entre as equipes pelo Campeonato Carioca. São sete vitórias para o Vasco, nove empates e apenas duas vitórias do clube das Laranjeiras.
Uma delas está bem fresca na memória da torcida tricolor. Foi na final da Taça Guanabara do ano passado, quando o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 1, conquistando o turno e a vaga para a final do Carioca, do qual acabou sendo o campeão.
Do lado Cruz-Maltino, a lembrança fica mais longe. A última vez que o clube foi campeão Carioca foi em 2003, justamente contra o tricolor. O jogo ficou marcado pelo lance do segundo gol da vitória do Vasco por 2 a 1, marcado nos minutos finais da partida, quando Léo Lima cruzou de letra para a área e, após o desvio de Cadu, Souza marcou.
No último confronto, este ano, o clássico terminou empatado. O Vasco saiu na frente, mas acabou cedendo o empate ao Fluminense. Jean fez contra e Fred descontou para o tricolor.
O clássico, válido pela semi-final , está marcado para sábado, às 18h30, no Engenhão. Após a vitória sobre o Huachipato-CHI, pela Libertadores, o Fluminense deve embarcar de volta ao Brasil nesta quinta-feira (28/02).
Fonte: Yahoo Esporte Interativo