Em média, 9km por jogo de pura entrega e coletividade. Assim é Eder Luis, amado e criticado, mas peça fundamental no esquema tático do Vasco desde 2010. Afinal de contas, sua velocidade não ajuda a equipe somente nos contra-ataques. O jogador é um aliado e tanto para os homens de marcação do Gigante da Colina.
– Um dos caras que mais ajuda é o Eder Luis e vejo falarem pouco disso. Ele se doa 110% para tentar parar o lateral. Marcação não é zagueiro e volante apenas, começa lá na frente – defendeu o lateral-direito Nei.
Um dos responsáveis por Eder Luis adquirir esta característica é o diretor-técnico Ricardo Gomes, que em 2011 era o treinador do Vasco e recomendou que o atacante exercesse essa função de ajudar na marcação.
– Em 2011, o Fagner (lateral-direito, hoje no Wolfsburg-ALE) avançava bastante e tinha um pouco de dificuldade na marcação. Por isso começamos a colocar o Eder para auxiliar por ali. Mas ele pode fazer as duas funções: jogar mais adiantado ou como quarto homem pelo lado direito. Vai depender do jogo, do adversário – contou Ricardo Gomes.
O auxílio de Eder na marcação é tão efetivo que chega a ser comum vê-lo no setor defensivo dando combate no adversário. Por essas e outras que o atacante conta com o prestígio do técnico Gaúcho, que faz questão de ressaltar suas qualidades:
– Dá muitas opções para jogadas e participa na marcação também. Torcemos para que ele continue com esta condição técnica boa.
No início do ano, Eder Luis foi alvo de alguns clubes, mas seu vínculo com o Vasco inviabilizou uma transferência.
Com a palavra
Daniel Gonçalves
Fisiologista do Vasco em entrevista por telefone ao LANCE!Net
- Eder Luis é um jogador de velocidade, com um nível de resistência muito elevado. Ele consegue manter a velocidade e a resistência com muita intensidade durante um jogo. Eder corre, em média, 9km por partida. Seus arranques chegam a 34km/h e, em alguns testes que fizemos, 36km/h. Ele tem tanto uma movimentação ofensiva quanto defensiva, o que nos deixa muito satisfeitos.
Fonte: Lancenet