Beach Soccer: Com 5 de Bruno Xavier, Brasil vence Equador e se garante no Mundial do Taiti

Domingo, 17/02/2013 - 15:35

O Brasil está classificado para a Copa do Mundo FIFA Taiti 2013. Jogando bem, jogando como Brasil, a equipe goleou o Equador por 11 a 5 (gols de Bruno Xavier (5), Benjamin (2), Buru, Daniel, Sidney e Fernando DDI, para os brasileiros, Delgado, Cevallos, Barre, Alava e Quiñonez, para os equatorianos), há pouco, na tarde deste domingo, dia 17, na disputa pelo terceiro lugar das Eliminatórias Conmebol, na arena do Parque Barranca Colorada, em Merlo (província de San Luís/Argentina), e carimbou seu passaporte para o Mundial da Polinésia Francesa, que será realizado entre os dias 18 e 28 de setembro. A anfitriã Argentina venceu o Paraguai por 6 a 2 na decisão do campeonato e festejou a conquista diante de arquibancadas lotadas. Com o resultado, a Seleção Brasileira se junta a Japão e Argentina como os únicos países que estiveram nas sete edições da Copa do Mundo FIFA. Vitória que teve o brilho de Bruno Xavier que, em tarde inspirada, marcou cinco vezes e comandou a Seleção Brasileira em quadra. O capixaba comemorou muito a conquista da vaga.

- Alcançamos o nosso objetivo e vamos comemorar muito. Trabalhamos forte durante um mês e meio para chegar aqui, para estarmos classificados, todo mundo deu o seu máximo e fomos premiados pelo nosso esforço. Ninguém imaginava uma Copa do Mundo sem o Brasil. E estamos no Taiti. Todos estão de parabéns, assimilamos a derrota para o Paraguai e viemos de cabeça erguida para esse jogo, que era muito difícil, viemos buscar a nossa classificação para o Mundial e conseguimos. Temos um grupo muito forte e mostramos isso mais uma vez, mostramos superação e amor à essa camisa que vestimos, mostramos que somos Brasil! – vibrou ele, que chegou aos 45 gols pela Seleção Brasileira e superou Zico (41).

Júnior Negão fez questão de enaltecer o trabalho feito por comissão técnica e jogadores.

- Nunca houve uma eliminatória tão forte e tão equilibrada como essa de Merlo. E se não fosse o trabalho feito por todos, comissão técnica, jogadores, a seriedade e a cumplicidade de todos os atletas que fizeram parte dos treinos, dessa fase de preparação, talvez não tivéssemos conseguido a classificação para o Taiti. Essa vaga é resultado disso tudo, do comprometimento, da união e da força de todos, daqueles que participaram, ajudando, torcendo, nos passando força nos treinos no Rio de Janeiro, nos torneios em Santos, dos que fizeram críticas construtivas, é uma conquista do beach soccer brasileiro. Estamos num momento importante, querendo retomar aquele caminho de glórias e vamos conseguir – comentou o treinador.

Era vencer ou vencer. O Equador buscava uma classificação inédita. Derrota significava dar adeus à Copa do Mundo do Taiti e um ‘fim’ de temporada. Não demorou para a Seleção Brasileira mostrar sua força. Buru abriu o placar (2’31”) e Bruno Xavier aumentou pouco depois: 2 a 0, aos 3’37”. O Equador diminuiu com Alava (6’43”), mas Daniel abriu vantagem novamente, cobrando falta para marcar seu 100º gol com a camisa amarelinha: 3 a 1, aos 8’06”. Sidney de bicicleta, aumentou: 4 a 1, aos 9’40”. Leandro Fanta fez excelente defesa no pênalti cobrado por Cevallos, mas não impediu o arremate de Barre, num bonito chute no ângulo: 4 a 2, a 19 segundos do fim do primeiro período. O Brasil voltou ligado no segundo tempo. Bruno Xavier roubou de Alava no campo de defesa, avançou sozinho e chutou rasteiro na saída de Saltos: 5 a 2, aos 1’51”. O jogo parecia controlado, mas o Equador imprimiu velocidade e foi buscar o placar. Quiñonez (7’31”), aproveitando rebote de Fanta, e Cevallos, de cabeça em cobrança de escanteio, marcaram e o confronto ganhou tons dramáticos: 5 a 4, aos 10’01”, placar da segunda etapa.

Era hora da experiência. Diante de um adversário rápido, o Brasil apertou a marcação e diminuiu os espaços. Jorginho recebeu sozinho e tocou na saída de Saltos, mas a bola pegou na trave. Bruno Xavier aumentou de falta: 6 a 4, aos 3’01”. Mas o Equador não se entregava. Delgado bateu de longe e diminuiu: 6 a 5, aos 3’40”. Mas Bruno Xavier estava inspirado. O capixaba marcou mais outra vez numa bela jogada que começou no lançamento de Fanta: 7 a 5, aos 4’31”. Benjamin foi derrubado por León na área, mas desperdiçou o pênalti. Só que se redimiu em dose dupla, marcando aos 5’40”e aos 6’06”: 9 a 5. O Equador estava entregue. Fernando DDI mostrou toda sua habilidade, dominando e levantando para fazer um golaço de bicicleta: 10 a 5, aos 8’06”. Xavier marcou mais uma vez, completando cruzamento de Jorginho: 11 a 5, aos 8’13”, o 13º gol dele na competição. Delgado perdeu o segundo pênalti para a seleção equatoriana na partida.

CLASSIFICADOS PARA A COPA DO MUNDO TAITI

Já são 11 países classificados para a Copa do Mundo FIFA Taiti 2013. Além do Taiti (país-sede), Espanha, Rússia, Ucrânia e Holanda (Europa), Irã, Japão e Emirados Árabes (Ásia), Argentina, Paraguai e Brasil (América do Sul – Conmebol) estão confirmados na competição. Restam ainda as Eliminatórias da Concacaf (duas vagas), África (duas vagas) e Oceania (uma vaga).

Fonte: CBBS