Vasco enfrenta Audax sob pressão por vitória que encaminha classificação

Domingo, 17/02/2013 - 12:07

O clima será de pressão intensa neste domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, no duelo entre Vasco e Audax. Em terceiro lugar no Grupo A da Taça Guanabara, com dez pontos, a equipe da Colina precisa de uma vitória para não ameaçar sua classificação para a fase semifinal. A situação ficou melhor depois da vitória do Bangu sobre o Madureira, que permaneceu com 11 pontos. Agora, a duas rodadas do fim, a equipe cruz-maltina depende de si para chegar ao segundo lugar e se manter na área de classificação.

O time vascaíno, no entato, não vence há três rodadas. O técnico Gaúcho deve manter a base da equipe que empatou com o Fluminense na última rodada. A ausência será Tenorio, que foi vetado pelo departamento médico. Leonardo e Bernardo brigam pela vaga. Será a primeira vez que os clubes se enfrentam na história.

A inédita classificação para as semifinais da Taça Guanabara é o claro objetivo do Audax em sua primeira participação na elite. O técnico Maurício Barbieri não deu descanso ao elenco e comandou treinamentos durante o carnaval. Se vencer o Cruz-Maltino, o Audax pode chegar à vice-liderança do Grupo B, com 14 pontos, colocando pressão sobre o Fluminense, que tem 12 e pega o Volta Redonda também no domingo, um pouco mais tarde (18h30m), no Raulino de Oliveira.

Daniel de Sousa Macedo será o árbitro do jogo, e terá como auxiliares Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Michael Correia. A Rede Globo transmite a partida para o RJ, ES, RN, AL, PB, SE, MA, PI, DF e Região Norte. O Premiere, através do sistema pay-per-view, exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: a tendência é de que o técnico Gaúcho repita a base do time que empatou com o Fluminense na última rodada. A única modificação será a saída de Tenorio, que foi vetado por causa de um problema na panturrilha esquerda. Leonardo e Bernardo disputam a vaga. A equipe cruz-maltina deve entrar em campo com: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Eder Luis e Leonardo (Bernardo).

Audax: a escalação é praticamente a mesma do time que ficou no empate sem gols com o Volta Redonda, na rodada passada. O esquema 4-3-3 será repetido, desta vez com a entrada de Hyuri na vaga de Ivan Júnior, machucado. A equipe que vai a campo será a seguinte: Rafael, Adriano, Anderson Luís, Fabiano Eller e Romário; Andrade, Leandro Bonfim e Nélio; Hyuri, Wellington e Denilson.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Tenorio é o único no departamento médico. O lateral-direito Elsinho ainda se recupera de uma lesão na perna esquerda, e o lateral-esquerdo Yotún e o volante Sandro Silva ainda não foram inscritos, assim como o atacante Robinho.

Audax: o goleiro titular Douglas Leite se recupera de uma cirurgia na mão direita e dará lugar a Rafael. O artilheiro Ivan Júnior, que já marcou dois gols no Carioca, se machucou no último jogo contra o Volta Redonda e será desfalque. O atacante Bruno Andrade também está lesionado.

FIQUE DE OLHO

Vasco: um dos destaques da equipe neste início de ano, Carlos Alberto fará seu segundo jogo depois de se recuperar de um estiramento na coxa esquerda. Com ele em campo, o time não perdeu ainda este ano.

Audax: os principais jogadores do Audax já tiveram passagem pelo Vasco. Andrade e Leandro Bonfim compõem um meio-campo experiente e de boa qualidade no passe. O capitão Fabiano Eller, revelado no Cruz-Maltino, é o ponto de equilíbrio da zaga.

O QUE ELES DISSERAM

Gaúcho, técnico do Vasco: “Jogando em casa, pela grandeza e pela torcida, o Vasco não pode aceitar uma condição diferente de jogo. Tem que se impor, colocar um ritmo forte, ser exigente. Precisamos ir para decidir e ganhar o jogo. Não podemos negociar nada, precisamos do resultado”.

Maurício Barbieri, técnico do Audax: “O momento do Vasco pode nos favorecer. Eles estão há três jogos sem vencer e precisam se expor, pois a obrigação da vitória é deles. Podemos aproveitar isso e criar boas chances. Respeitamos o Vasco, mas buscamos uma vaga na semifinal”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Esta é a primeira vez que Vasco e Audax se enfrentam na história do confronto.

* O Vasco vem de duas participações bem distintas no Campeonato Carioca. Em 2011, teve seu pior início da história, sofrendo quatro derrotas em seus primeiros quatro jogos e vencendo pela 1ª vez apenas em sua sexta partida, quando derrotou o Americano por 3 a 0. Ano passado, o Gigante da Colina viu seu melhor início dos últimos 40 anos, vencendo as 8 primeiras partidas e sofrendo sua 1ª derrota apenas na decisão da Taça Gunabara (3 a 1 para o Flu).

* Em 2012, o Vasco teve ótimo desempenho diante dos times de menor porte no Campeonato Carioca. Em 12 jogos, foram dez vitórias e dois empates. Bonsucesso e Resende foram os únicos a tirar ponto do Vasco. Este ano, foram quatro partidas contra times pequenos, com três vitórias e uma derrota (1 a 0 para o Bangu).

* Este ano, Audax e Quissamã fazem suas estreias na elite do futebol carioca. A última vez que um clube debutou na primeira divisão do Campeonato Carioca foi em 2009, quando o Tigres do Brasil permaneceu duas temporadas na elite e foi rebaixado em 2010. Em 2008, quatro equipes debutaram na elite: Macaé, Duque de Caxias, Resende e Cardoso Moreira. Desses, Macaé, Duque e Resende se mantiveram na Primeira Divisão nos últimos seis anos.

Fonte: GloboEsporte.com