Na terceira colocação do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o Vasco vive um momento conturbado e corre sério risco de ficar fora das semifinais. Boa parte da crise se deve a alguns erros cometidos pelo time dentro de campo. Depois de um começo arrasador, com três vitórias, o Cruz-maltino foi derrotado pelo Flamengo por 4 a 2, acabou sendo surpreendido pelo Bangu por 1 a 0 e no sábado de Carnaval cedeu o empate ao Fluminense nos últimos minutos do segundo tempo.
Dessa série de tropeços, que fizeram o Vasco despencar na tabela de classificação, o que todos mais lamentam foi o contra o Fluminense, já que o gol tricolor saiu no fim. Se tivesse vencido o clássico, a equipe estaria hoje na zona que leva para as semifinais. Portanto, aprendendo com o passado, todos querem ver um time ligado neste domingo, quando o Cruz-maltino recebe o Audax, às 16 horas (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela sétima rodada da competição.
"Temos que manter a concentração ao longo dos noventa minutos para não sermos surpreendidos. Nós poderíamos estar em uma situação bem melhor na tabela de classificação se não fossem alguns erros bobos que cometemos e, por isso, não dá para vacilar contra o Audax. Mantendo a concentração o jogo todo, conseguiremos a vitória", afirmou o goleiro Alessandro.
O técnico Gaúcho fez coro ao arqueiro."O Vasco tem condições de conseguir a classificação para as semifinais e já mostrou isso em algumas partidas nesta Taça Guanabara. Cometemos alguns erros e isso custou muito caro. Poderíamos ter vencido o Fluminense, não poderíamos ter perdido pontos em casa para o Bangu, com todo o respeito ao adversário, e isso tudo agora está nos cobrando. Mas temos consciência de nossa responsabilidade, e sabemos que temos que fazer uma grande partida contra o Audax para conseguirmos o resultado que nos interessa", disse Gaúcho.
Já o zagueiro Renato Silva alertou para os perigos do adversário deste domingo."Vamos enfrentar um adversário muito perigoso, que com toda a certeza vai adotar a postura de se fechar na defesa e tentar ganhar o jogo se aproveitando de algum vacilo nosso. Caso a gente não erre, eles não terão tantas condições de ganhar. Vamos precisar, portanto, manter a concentração ao longo dos noventa minutos, sem darmos chances para o azar. A situação em que o Vasco se encontra na tabela de classificação da Taça Guanabara cobra de nós duas atuações perfeitas para nos classificarmos", disse Renato Silva.
Uma prova de que a ordem é evitar erros diante do Audax é que na atividade realizada na manhã desta sexta-feira, em São Januário, a defesa foi muito exigida, em um trabalho em que os defensores foram pressionados pelos atacantes.
Em termos de escalação, mostrando que realmente confia no potencial de sua equipe e de que gostou do desempenho diante do Fluminense, Gaúcho optou por repetir a formação do clássico neste duelo contra o Audax. Dessa maneira, se nada de anormal acontecer até a hora do jogo, o Vasco entrará em campo com: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Eder Luis e Tenorio. Neste sábado pela manhã, os atletas participam de um recreativo em São Januário, e depois começa o período de concentração.
SANDRO SILVA
O volante Sandro Silva apareceu no gramado de São Januário rapidamente na manhã desta sexta-feira, dando sinais de que foram resolvidos os problemas junto ao Málaga, da Espanha, que estavam impedindo o seu acerto com o Vasco. Dessa maneira, o jogador vai assinar contrato com o clube e deverá estar em condições de estrear na última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara, na próxima semana, contra o Duque de Caxias. O atacante Robinho, que já esteve no clube em 2010, também pode ser anunciado.
Fonte: Gazeta Esportiva