Seria mais do que justo dizer que, até agora, daquela primeira leva de reforços que o Vasco contratou antes do fim da pré-temporada, Pedro Ken é o nome que está com mais moral. Mesmo chegando sem muita pompa, assim como a maioria dos jogadores contratados até então, o meia virou titular absoluto do meio de campo do time.
Para se ter uma ideia, Pedro Ken, ao lado de Dedé, principal ídolo do time atualmente, é o jogador de linha que mais atuou em 2013. Disputou todas as partidas como titular até agora e não saiu um minuto sequer.
Ao chegar, Ken sabia que a disputa por uma posição não seria das mais fáceis, pelo número de opções que Gaúcho teria para o meio de campo, como Bernardo, Carlos Alberto, Fellipe Bastos e outros. Mas logo no primeiro coletivo do ano foi testado como titular. E não saiu mais.
– Está tudo correndo muito bem quanto à adaptação, fui muito bem recebido por todos, acolhido pelo clube, a cidade também é muito gostosa. Tem dado tudo certo – disse Pedro Ken, durante o primeiro dia de desfile das escolas de samba do grupo especial, na Sapucaí.
– É a minha primeira vez na Sapucaí. Estou impressionado com as escolas. É bem legal, tem uma energia diferente – completou o meia.
De bem com a vida, Pedro Ken busca uma volta por cima na carreira. Por isso, não quer deixar essa chance no Vasco escapar. Tido como grande revelação no Coritiba, sofreu com lesões e, posteriormente, não conseguiu se firmar no Cruzeiro. Emprestado ao Vitória em 2012, mostrou bom futebol.
Pedro Ken chegou ao Vasco em um troca-troca com o Cruzeiro pelo volante Nilton. Além dele, Sandro Silva também foi cedido ao Cruz-Maltino na negociação.
De qualquer forma, o conceito de Pedro Ken no Vasco começou antes mesmo de a bola rolar. Afinal, ele herdou a camisa 8 que, até então, pertencia a Juninho Pernambucano, um dos principais ídolos da História do clube.
Outros buscam espaço
Enquanto Pedro Ken virou titular, outros reforços ainda buscam espaço no time. Alguns até já foram testados no time titular, mas sem conseguir se firmar ainda.
Destes, Fillipe Soutto foi parar no banco somente nas duas últimas rodadas. Até então, ele vinha recebendo elogios pelas atuações no meio, mas o jogador perdeu lugar quando Wendel voltou a atuar no setor.
O atacante Leonardo jogou apenas uma partida como titular e perdeu lugar para Tenório. Já André ganhou chances após a saída de Douglas e a lesão de Renato Silva. Mas este último voltou a ocupar o posto na rodada passada.
Já o goleiro Michel Alves, que foi contratado para o lugar de Fernando Prass, perdeu a disputa para Alessandro e ainda não atuou como titular do time.
Elsinho também era bem cotado, mas se lesionou antes do Estadual.
Confira os jogadores de linha do Vasco que mais atuaram no Carioca 2013
Pedro Ken
540 minutos
Dedé
540 minutos
Eder Luis
535 minutos
Abuda
527 minutos
Wendel
494 minutos
Fonte: Lancenet