Gaúcho: 'Será um grande jogo, no qual o time do Vasco poderá ter a noção real do que é capaz'

Sábado, 09/02/2013 - 11:44

No clima do carnaval, Fluminense e Vasco embalam o clássico da folia neste sábado, às 17h (de Brasília), no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Guanabara. E o encontro entre os rivais chama a atenção pelo momento distinto de ambos. De um lado, a tranquilidade tricolor à espera da estreia pela Libertadores. Do outro, a pressão cruz-maltina após duas derrotas seguidas.

Nas Laranjeiras, o técnico Abel Braga preferiu não revelar a escalação do Fluminense. Mas deixou apenas uma dúvida no ar: o substituto de Thiago Neves, poupado com sinusite. Felipe pode ser titular justamente contra o seu ex-clube. Está confirmada a escalação de Fred, Jean e Valencia, que defenderam as seleções de Brasil e Colômbia na última quarta-feira.

Já o Vasco precisa se recuperar exatamente numa partida contra um de seus maiores rivais. Por isso, o técnico Gaúcho decidiu fazer mudanças na equipe titular, promovendo a volta de Carlos Alberto e deixando no banco de reservas o meia Bernardo, artilheiro do time na temporada, com quatro gols.

Grazianni Maciel Rocha apita a partida. Ele será auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Marcos Sivolella do Nascimento. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos. O PFC transmite para todo o Brasil.

As escalações

Fluminense: Abel Braga não confirmou a escalação. Certo é que Fred, Jean e Valencia serão aproveitados. A única dúvida é quanto ao substituto de Thiago Neves, poupado por causa de um quadro de sinusite. Felipe, Edinho e Marcos Junior disputam a vaga. O Fluminense deve ir a campo com: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Digão e Carlinhos; Valencia, Jean, Wagner e Felipe (Marcos Junior ou Edinho); Wellington Nem e Fred.

Vasco: Gaúcho decidiu fazer três modificações em relação à equipe que começou na derrota para o Bangu. Recuperado de uma lesão no joelho direito, Renato Silva disputa sua primeira partida na temporada, substituindo André Ribeiro. O lateral-esquerdo Dieyson ganha uma chance, com o volante Wendel voltando à sua posição original e barrando Fillipe Soutto. Bernardo, artilheiro do Vasco na temporada, vai para o banco e dá lugar a Carlos Alberto, que se recuperou de um estiramento na coxa esquerda e volta após duas rodadas ausente. O Vasco inicia o clássico com Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Eder Luis e Tenorio.

Quem está fora

Fluminense: o zagueiro Gum e o apoiador Deco já estão recuperados das lesões musculares que sofreram ainda na pré-temporada, mas só voltam ao time no próximo dia 17, contra o Volta Redonda. Além deles, Abel também não terá o apoiador Thiago Neves, que não treinou na quinta e na sexta por causa de uma sinusite e será poupado.

Vasco: o lateral-direito Elsinho ainda se recupera de uma lesão na perna esquerda, assim como o centroavante Leonardo, com dores na panturrilha direita. O volante Fellipe Bastos continua sem ser relacionado por conta de uma possível transferência para o Internacional. O lateral-esquerdo Yotún e o volante Sandro Silva ainda não foram inscritos.

Fique de olho

Fluminense: de volta após marcar o gol do Brasil na derrota por 2 a 1 para a Inglaterra, em Wembley, o atacante Fred é a grande aposta do Flu para balançar a rede vascaína. Em 2013, o atacante marcou um gol em dois jogos - sendo só um como titular.

Vasco: exatamente nas duas partidas em Carlos Alberto foi desfalque por lesão, o Vasco perdeu. Assim, o meia retorna à equipe cercado de expectativa. O camisa 10 é considerado peça importante, seja na parte técnica ou por sua condição de um dos líderes do elenco.

O que eles disseram

Abel Braga, técnico do Fluminense: "A equipe está na minha cabeça, mas nem os jogadores sabem. Não vou antecipar mais nada. Ficaria muito fácil para o Gaúcho. Mistério não ganha jogo, mas dificulta para o adversário. Normalmente treino jogadas de bola parada na véspera da partida e não fiz isso nesta sexta. Como vou treinar se não tenho os jogadores necessários? Esse jogo da Seleção na quarta-feira foi ruim para nós. Domingo é folga, segunda vamos passar o dia viajando e na terça já será a véspera da estreia na Libertadores. Vou ter que treinar com alguém do Caracas olhando".

Gaúcho, técnico do Vasco: "O Fluminense tem jogadores de Seleção, faz contratações de expressão e tem um time que vai jogar em alta sempre. Nós ainda estamos buscando nosso espaço nesse sentido. O Vasco reformulou seu elenco e tem uma equipe nova buscando entrosamento. Esperamos que essa turbulência de duas derrotas passe o mais rapidamente possível. Será um grande jogo, no qual o time do Vasco poderá ter a noção real do que é capaz".

Números e curiosidades

* De 2000 para cá, Fluminense e Vasco se enfrentaram 51 vezes, com grande vantagem vascaína. Foram 19 vitórias do Vasco, 23 empates e apenas nove vitórias do Flu.

* As duas equipes já decidiram o Campeonato Carioca em cinco oportunidades, com duas conquistas tricolores (1976 e 80) e três vascaínas (1993, 94 e 2003). Também decidiram o Brasileiro de 1984, quando o Flu conquistou seu segundo título brasileiro (1 a 0, gol de Romerito, e 0 a 0). A última partida decisiva foi no ano passado, na Taça Guanabara: o Tricolor venceu por 3 a 1, gols de Deco e Fred (dois), com Eduardo Costa descontando.

* O Fluminense já disputou 30 clássicos estaduais no Engenhão, obtendo oito vitórias, 13 empates e nove derrotas. Já o Vasco disputou 30 clássicos cariocas no Engenhão, com nove vitórias, dez empates e 11 derrotas.

Último confronto

O último confronto foi no dia 2 de dezembro de 2012, na 38ª e derradeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Vasco bateu o Fluminense - já campeão - por 2 a 1, gols de Eder Luis (Thiago Carleto, de pênalti, descontou). As duas equipes atuaram com reservas. O Fluminense de Abel Braga teve Ricardo Berna, Bruno (Igor Julião), Digão, Elivélton e Carleto; Valencia, Diguinho, Fábio Braga (Michael) e Higor (Biro Biro); Marcos Junior e Samuel. O Vasco de Gaúcho jogou com Alessandro, Auremir, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri (Fabrício); Abuda, Max, Jhon Cley (Renato Augusto) e Marlone (Dakson); Eder Luis e Romário.

Fonte: GloboEsporte.com