Vôlei Base: Entrevista com Cris e Clara Fernandes, jogadoras do Vasco e filhas de Carlos Germano

Quinta-feira, 07/02/2013 - 13:22

Filhas de um dos maiores ídolos do Clube de Regatas Vasco da Gama, Cris Fernandes e Clarinha Fernandes, jogadoras de vôlei, falam como é a experiência de começar uma carreira onde o pai delas, Carlos Germano fez história.

Confira a entrevista completa que foi concedida ao programa Vasco Olímpico, da Rede Só Dá Vasco em parceria com a CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco:

Cris Fernandes

Como começou a carreira no vôlei

"A minha irmã mais velha sempre acompanhou e sempre gostou muito de vôlei. Ela começou a fazer vôlei de areia e eu fui junto. Ela parou e eu continuei. Acabei indo para o vôlei de quadra em maio de 2009. Fiz o teste e entrei para o time, aí comecei a acompanhar a superliga e os times. Estar jogando no Vasco e muito bom, pois somos vascaínas desde muito pequenas. Não tinha como não ser vascaína por tudo que meu pai fez."

Ambiente de trabalho no vôlei do Vasco e sobre futuramente jogar a Supeliga
"É muito bom. A gente tem um ambiente bom de trabalho. A gente se trata como uma família. Todas as meninas se conhecem, meninas de todas as categorias. Todo mundo se conhece, é amigo e se fala muito, nos ajudamos. A gente chega no clube cedo e sai só de noite. Treinamos e nos esforçamos ao máximo para conseguir os melhores resultados. A gente tem uma rotina de não comer muito, de se cuidar e dormir muito. A gente no Vasco fala muito de vôlei.

Todo mundo que jogar e faz o esporte tem o sonho de ser tornar profissional. Sempre queremos chegar num topo de qualquer coisa. É um sonho chegar ao profissional e jogar uma superliga, fazer a vida em cima do esporte. Acho que o sonho de toda a menina que jogar e tem a minha idade, a idade da minha irmã. A gente se esforça para conseguir chegar lá.”

Sobre a torcida que comparece as partidas do vôlei e de uma forma geral
"Eu adoro a torcida. Sempre peço para ir na arquibancada. Eu gosto muito de cantar. Eu sei quase todas as músicas do Vasco. É muito bom ouvir a torcida cantando nos jogos, pois da vontade de mostrar que a gente é capaz de fazer o que meu pai e outros ídolos fizeram.

Perspectivas sobre a temporada de 2013
O nosso time 97, que era infantil, virou infanto e manteve quase todas as jogadoras. O trabalho está sendo mantido e a gente espera conseguir os melhores resultados possíveis. Esperamos ganhar do Fluminense, do Flamengo e do Botafogo.
A expectativa é a de ser campeã nesse ano de 2013.”

Ídolos no esporte
"Sheila, que é uma excelente jogadora e é um exemplo a se seguir. A Fofão, que já tem tanto tempo jogando e continua.

Representatividade do pai Germano e do Vasco na vida dela
"Eu sempre fui ligada ao meu pai mesmo antes de entender o que ele representa para o Vasco. Eu não tenho como explicar. Sempre admirei muito meu pai, desde pequenininha. Quando a gente começa a perceber o quanto meu pai representa para a nação vascaína, não tem como descrever. É realmente, não sei como descrever.
O Vasco representa um amor. Um amor que não é igual ao amor que a gente tem, não pode ser comparado com amor que a gente tem por pessoas e coisas. É uma alegria e muito bom ir a São Januário torcer e ficar lá sentindo a emoção de ver uma coisa que você gosta e que você adora. É uma alegria muito grande.
Eu queria dizer que o Vasco é o maior amor da minha vida.”

Clarinha Fernandes

Sobre sua iniciação no vôlei

"Sempre quis ir pra natação, era meu sonho, mas vi elas jogarem vôlei e fui para o vôlei. Pretendo ser jogadora, mas não sei se conseguirei."

Jogadoras que a inspira
"Me inspira a Fofão, que é levantadora. A Sheila é uma idola pra mim e a Fabi, que é líbero".

Sua posição e desempenho da equipe mirim do Vasco em 2012
"Ano passado era ponteira e nesse ano virei levantadora. A gente jogou razoável em 2012. Nesse ano espero que melhore muito"

Relação com o pai Carlos Germano
"Minha relação com meu pai é muito bom. Ele me inspira muito, me da muitos conselhos. Eu sou muito ligada a ele"

Ligação com o Vasco
"Eu tenho uma paixão enorme pelo Vasco. O Vasco para mim é tudo de bom"

Sonhos futuros
"Eu espero ir para uma Seleção Brasileira e chegar na Superliga".

Cris Fernandes


Clarinha Fernandes


Fonte: Vasco Olímpico/Supervasco