Em dois jogos o Vasco trocou a incerteza pela confiança em alta. Com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca de 2013, chegou a hora de ver pela frente um adversário que é uma recente pedra em seu sapato. Depois de dois confrontos sem vencer o Resende, a equipe cruz-maltina tenta dar fim a essa dificuldade na partida deste sábado, às 21h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela terceira rodada da Taça Guanabara.
O Vasco venceu os três primeiros confrontos com o Resende (2008, 2009 e 2010), mas tropeçou nos dois últimos anos. E sempre em São Januário. Em 2011, perdeu por 1 a 0 em sua estreia no Carioca. No ano passado, saiu perdendo e acabou empatando em 1 a 1, com um gol já na segunda etapa da partida.
Portanto, o grupo cruz-maltino sabe que terá dificuldade atuando em Volta Redonda, mas ao mesmo tempo quer fazer valer sua superioridade técnica e o bom momento. O Vasco é atualmente o líder do Grupo A, com seis pontos. A equipe comandada por Gaúcho está empatada com o Friburguense, que também neste sábado, mais cedo, recebe o Audax.
O Resende começou o Campeonato Carioca com dois empates, contra Madureira (1 a 1) e Quissamã (0 a 0), e quer justamente contra um grande conquistar sua primeira vitória este ano. A equipe está em quarto lugar no Grupo B da Taça Guanabara, com dois pontos. O técnico Eduardo Allax tem duas dúvidas, pois o volante Iuri e o experiente atacante uruguaio Acosta estão se recuperando de lesão.
O árbitro do jogo será Luís Antônio Silva dos Santos, auxiliado por Daniel do Espírito Santo Parro e Alexandre Eller. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos. O Premiere FC transmite para todo o Brasil.
AS ESCALAÇÕES
Resende: caso Iuri e Acosta não possam jogar, Eduardo Allax já deixou de sobreaviso Leo e Danilo Lins para começarem a partida deste sábado à noite. A provável equipe para o início do jogo é a seguinte: Mauro; Filipi Souza, Dudu, Emerson e Tiago Silva; Leo Silva, Josemar, Marcel e Iuri (Léo); Acosta (Danilo Lins) e Elias.
Vasco: Gaúcho vai manter a equipe que começou a partida contra o Macaé, na última quarta-feira. Perto de ser negociado com um clube da Ucrânia e se recuperando de uma lesão no pé, Douglas será novamente substituído por André Ribeiro. A novidade estará no banco de reservas. O recém-contratado centroavante Leonardo ficará pela primeira vez à disposição do treinador. O Vasco deve ser escalado com a seguinte formação: Alessandro, Abuda, Dedé, André Ribeiro e Wendel; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Jhon Cley e Bernardo; Carlos Alberto e Eder Luis.
QUEM ESTÁ FORA
Resende: o volante Iuri e o atacante uruguaio Acosta, ainda em recuperação de lesões, são dúvidas, mas têm chance de ir a campo. No mais, não há desfalques.
Vasco: Elsinho se recupera de uma lesão na perna esquerda, e Douglas também está fora por causa de dores no pé direito. Tenorio ainda está em processo de recondicionamento físico. Já Fellipe Bastos segue sem ser relacionado por conta de sua possível negociação com o Internacional, enquanto Sandro Silva ainda não resolveu sua situação com o Málaga, dono de seus direitos. O lateral-esquerdo peruano Yotún também continua à espera do seu registro para atuar.
FIQUE DE OLHO
Resende: o atacante Elias foi o autor do gol da equipe do interior na última vez que os dois times se enfrentaram, em março do ano passado, em São Januário, e já disse que quer repetir a dose. Ele foi eleito o terceiro melhor de sua posição no Campeonato Carioca de 2012.
Vasco: natural de Volta Redonda, Dedé volta a atuar em sua cidade motivado pela confirmação de sua permanência no Vasco pelo menos até o fim de junho. O zagueiro terá ainda mais tranquilidade para jogar depois que a diretoria, por meio de um novo investidor, garantiu novos termos em seu contrato com o clube.
O QUE ELES DISSERAM
Mauro, goleiro do Resende: "O Resende terá uma boa oportunidade na partida deste fim de semana e o grupo sabe que pode surpreender. O Vasco é um dos favoritos e ganhou seus dois primeiros jogos. Sendo assim, um resultado positivo dará uma motivação ainda maior para o nosso time. Empatamos nos dois primeiros confrontos e precisamos vencer o quanto antes e se for contra um dos chamados times grandes, melhor ainda".
Gaúcho, técnico do Vasco: "O Resende está crescendo e tem feito bons campeonatos. É um clube que vem se estruturando e formou uma equipe perigosa. Vai ser um jogo difícil, mas o Vasco vai manter a força e a determinação que demonstrou nas duas primeiras rodadas. Nós sabemos que será fundamental utilizarmos a qualidade que temos para conquistar mais uma vitória".
NÚMEROS E CURIOSIDADES
* Esta é apenas a sexta vez que Vasco e Resende se enfrentam na história do Campeonato Carioca. Nos primeiros cinco jogos, curiosamente quatro válidos pela Taça Guanabara e apenas um na Taça Rio, houve três vitórias vascaínas, uma do Resende e um empate: Confira o histórico dos confrontos no Futpédia.
* A partida com o placar mais dilatado foi 5 a 2 para o Vasco em 30/1/2008, em São Januário, pela Taça Guanabara daquele ano. Os gols cruz-maltinos foram feitos por Morais, Wagner Diniz (dois), Luizão e Leandro Bomfim. Para o Resende, descontaram Hiroshi e Alê.
* O Vasco encerrou a temporada 2012 sem perder nos últimos quatro jogos, justamente após Gaúcho assumir o comando das equipe, e já defende uma invencibilidade de sete partidas (quatro em 2012 e três este ano). A última derrota do Vasco foi no último dia 4/11, para o Sport, por 3 a 0, em São Januário, ainda sob o comando de Marcelo Oliveira.
* Disputando o Campeonato Carioca pela sexta vez, o Resende já obteve três vitórias diante dos grandes do Rio, derrotando o Flamengo por 3 a 1 pelas semifinais da Taça Guanabara de 2009; o Vasco na abertura do estadual de 2011, por 1 a 0, e o Fluminense na Taça Rio de 2012, por 2 a 1. Em 22 jogos contra os quatro grandes, o Resende ainda obteve três empates e sofreu 16 derrotas, marcando no total 21 gols e sofrendo 55.
ÚLTIMO CONFRONTO
O último confronto entre Resende e Vasco ocorreu em 25 de março do ano passado, pela Taça Rio. O jogo foi disputado em São Januário e terminou empate em 1 a 1. Elias abriu o marcador para a equipe do interior do estado, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Alecsandro igualou o placar, aos 35 da etapa final. Antes da partida, os jogadores do Vasco entraram em campo com uma faixa em homenagem ao humorista Chico Anysio, torcedor do clube, que havia falecido dois dias antes.