Vice de patrimônio explica condição do gramado e cessão de São Januário ao Fluminense

Terça-feira, 22/01/2013 - 08:37

Vice de patrimônio explica condição do gramado e cessão de São Januário ao Fluminense

Em entrevista ao Programa Caldeirão Vascaíno, o vice-presidente de patrimônio do Vasco, Manoel Barbosa, explicou a situação atual do gramado de São Januário:

“Foi feita uma programação para que a gente começasse a cuidar do campo, para evitar que novas reclamações sobre o barro que estava soltando nos jogos em São Januário, sujando o uniforme dos times. Realizamos um trabalho especial onde se injeta a terra e retira-se o barro. Para que isso fosse feito, fizemos uma poda drástica no gramado. Cortamos até quase a raiz. Depois disso, foi feito uma substituição da grama onde aconteceu um infestação de ervas daninhas e também nas partes que ficaram danificadas pelo desgaste. Após isso, foi feita uma descompactação do solo para que houvesse a drenagem correta. Foi feita uma cobertura de areia de mais ou menos 1,5 mm, com a finalidade de tornar o solo mais macio e para facilitar a drenagem. O gramado hoje está arenoso, mas quando a grama crescer completamente vai ficar macio.”

O vice-presidente de patrimônio aproveitou para dar um prazo para a recuperação do gramado de São Januário:

“O certo era esperarmos de 25 à 30 dias, após o início do tratamento. Infelizmente, com o jogo do dia 13, com o jogo do Fluminense ontem, que não tivemos como dizer não. Mas acredito que no dia 3, quando formos jogar com o Bangu, o campo estará em ótimas condições, como está hoje o Engenhão”, falou ao Caldeirão Vascaíno.

Manoel Barbosa explica o motivo de São Januário ser escolhido como o sede do jogo entre Fluminense e Nova Iguaçu e diz que em nenhum momento a diretoria do Tricolor pediu para retirar do jogo do Caldeirão:

“O jogo entre Nova Iguaçu e Fluminense era para ser no Engenhão, mas pelo que parece não acreditaram que o Engenhão pudesse receber esse jogo por conta da reforma do gramado. Marcaram então o jogo para São Januário, só nos comunicaram oficialmente após o dia 07 de janeiro, quando a Federação reabriu, que o jogo estava marcado para São Januário. Eu não tive nenhuma notícia do próprio Fluminense, dizendo que estava pensando em tirar o jogo de São Januário. O Rodrigo Caetano não me ligou para falar sobre isso. Inclusive antes do jogo contra o Fluminense eu procurei o Rodrigo Caetano e ele me disse que o gramado tinha plenas condições de jogo. Se não jogarem é porque não querem jogar. O campo não tem buraco, apenas areia.”

Sabendo que o jogo do último domingo atrapalharia o cronograma da reforma do gramado de São Januário, Barbosa foi questionado o porquê de não vetar a realização do jogo:

“A Federação estava fechada e só voltou no dia 07 de janeiro e nos comunicou no dia 09 de janeiro que o jogo seria lá, não poderíamos negar o pedido por conta do Estatuto do Torcedor, pois não teria tempo para marcar em outro lugar. Nós não gostaríamos de emprestar o campo, não pelo Fluminense, mas pelas condições do gramado que não estava totalmente pronto.”

Fonte: Ao Vasco Tudo