Sem seus dois centroavantes na primeira partida oficial na temporada, o Vasco mostrou no jogo de sábado, contra o Boavista, que é possível ser ofensivamente efetivo sem o tradicional homem de referência na grande área. À base de movimentação e boa pontaria, Bernardo, Eder Luis e Carlos Alberto não deixaram a torcida sentir falta de Tenório e Leonardo.
Os gols vascaínos em Volta Redonda são a maior prova disso. Em cada jogada foi possível perceber virtudes típicas de um centroavante em jogadores que não exercem essa função (veja mais nos campos abaixo).
O mais importante foi o revezamento entre Eder, Bernardo e Carlos Alberto naquela faixa do campo, mais próximos da pequena área adversária. Além de não sobrecarregar ninguém, a estratégia ajudou a dificultar a marcação adversária.
Inicialmente, a formação não deverá durar muito tempo. Assim que Leonardo e Tenório estiverem em condição de entrar em campo, um dos dois deverá substituir um volante e fazer com que o esquema tático mude sensivelmente.
Para o próximo jogo, porém, a tendência é de que a formação com o trio do fim de semana continue. Uma nova boa atuação, agora contra o Macaé, quarta-feira, em São Januário, poderá aumentar ainda mais o moral da escalação pouco usual.
– Para um primeiro jogo, tivemos um desempenho muito bom. Muita coisa ainda vai acontecer conosco. O que temos de pensar o tempo inteiro é em evoluir. Temos de procurar os defeitos, mudá-los, acertá-los e colocar o Vasco melhor ainda para a partida seguinte – afirmou o técnico Gaúcho, após a rodada passada, em Volta Redonda.
Fonte: Lancenet