Dedé vai entrar no Estádio Raulino de Oliveira, neste sábado, como capitão e principal nome do Vasco na primeira partida oficial de 2013. O fato de jogar em Volta Redonda, cidade onde nasceu, dará ainda mais motivação ao zagueiro na partida contra o Boavista. Mas há quase 15 anos, quando ele ainda integrava a escolinha de futebol de Jorge Barriga, no bairro Santo Agostinho, ninguém imaginava que ele se tonaria um profissional, e menos ainda, uma referência no futebol brasileiro.
Aos 10 anos, Dedé chegou ao hoje extinto campo conhecido como Lajeoalaje para integrar a escolinha de futebol Estrela do Amanhã. Apesar de esforçado, o menino era considerado desengonçado e estava longe de ser um xerife da zaga. Aliás, ele sequer tinha posição fixa. Muito alto para sua idade, acabava por ser uma espécie de tapa-buraco nas equipes formadas ao longo das aulas.
- Ele realmente tinha muita dificuldade. Era meio desengonçado. Quando ele chegou, cismou de ser atacante. Mas jogava de goleiro quando faltava alguém e atuava como volante quando precisávamos. Mas também explorávamos o fato de o Dedé ser alto, então insistíamos nos lances de bola aérea. Mesmo assim, ninguém naquela época imaginava que ele seria o que é hoje. Com certeza é a maior supresa que eu já vi no futebol - afirmou Jorge da Silva, conhecido como Barriga, o primeiro técnico do Mito.
Mesmo assim, Dedé chamava a atenção dos professores. Não exatamente por sua habilidade (ou falta dela), mas por sua obstinação. Barriga destaca o zagueiro como uma criança que sabia ouvir instruções e executava da melhor maneira possível tudo o que era pedido.
- Ele sempre mostrou simplicidade e, principalmente, boa vontade. Ele ouvia as instruções com muita atenção e procurava fazer tudo da maneira que queríamos. Acho que isso o levou adiante, porque o Dedé aprendeu a jogar bola mesmo depois de velho - disse.
Dedé jogou no Lajeolaje e no campo do Asa Negra, time amador de Volta Redonda, também em Santo Agostinho, até ganhar uma chance no Volta Redonda e então ser efetivado como zagueiro. Sob o comando de Barriga, o ídolo vascaíno integrou o Estrela do Amanhã, que mais tarde transformou-se em Núcleo Oficial do Botafogo. Atualmente, o primeiro técnico de Dedé comanda o Núcleo Aliança, escolinha oficial do Vasco. As aulas são mantidas com as mensalidades pagas pelos pais das crianças, que recentemente se tornaram campeãs da Copa Vasco na categoria mirim.
Embora, segundo a avaliação de seu primeiro treinador, tenha evoluído tardiamente como jogador, Dedé afirma carregar até hoje alguns ensinamentos de seu início em Volta Redonda. O principal deles foi o cumprimento das regras impostas pelos seus superiores.
- Ele exigia muita disciplina, e isso me fez crescer bastante. Além disso, treinar fora das condições ideais me fez valorizar muitas coisas e isso me ajudou quando cheguei aos profissionais - disse o zagueiro.
Se mostrava dedicação na escolinha, Dedé também ganhou disciplina à custa de algumas moedas. Barriga lembra que o ídolo vascaíno, quando criança, chegava atrasado em alguns treinamentos e, como todos os alunos, precisava pagar uma caixinha.
- Sou muito rigoroso com horários, prezo pela disciplina. Sempre fui assim. E na época do Dedé a gente estabelecia uma espécie de multa por atraso. Era 25 ou 50 centavos, e ele pagou algumas vezes - diverte-se o técnico.