No início da tarde desta terça-feira (15/01), o meio-campo Carlos Alberto concedeu entrevista coletiva no Centro de Treinamento João Havelange, localizado em Pinheiral. Na oportunidade, o camisa 10 falou sobre os diversos assuntos.
Confira trechos da entrevista coletiva de Carlos Alberto:
Sobre os mais velhos ajudarem os mais jovens
"Eu acho que os jogadores com mais experiência não podem assumir nada a mais da responsabilidade que tem, se não todos ficam sobrecarregados. Os jovens tem a parcela deles. Vamos ajudá-los, mas todos precisam saber que é um trabalho em conjunto. A diretoria também tem o papel dela. Todos nós precisamos ter esse papel de liderança. Torcemos para que esses jovens despontem e consiga ajudar ao Vasco no decorrer da temporada".
Sobre o desempenho nas últimas temporadas e início ruim de 2010
"Eu não gosto de ficar me comparando, me avaliando. Deixo isso para vocês. A única lembrança que tenho são os momentos ruins de 2010, onde perdemos os jogos que não deveríamos perder por conta da história do Vasco. A minha expectativa é bacana e a gente espera nessa próxima semana tirar o melhor de cada um. Esperamos iniciar o campeonato contra o Boavista da melhor maneira possível. Não gosto de lembrar do passado, pois gera pessimismo, gera dúvida e eu estou otimista para 2013".
Sobre pensar na renovação de contrato
"Eu não tenho preocupação nenhuma. Só tenho a preocupação de estar bem fisicamente e de cumprir tudo aquilo que é preciso, principalmente para evitar lesões. Estou curtindo a cada dia, a cada momento e só é nisso que penso nesse momento".
Pré-temporada num local tranquilo
"Essa tranquilidade é boa. Eu particularmente gosto porque se você tem o treinamento marcado para as nove horas pode dormir tranquilo. Quando estou em casa não consigo, porque penso no tempo de deslocamento. Aqui você pode ficar um tempinho mais tarde para ver televisão. É gostoso e esse período é bom para conhecer o pessoal que chegou e fazê-los se soltar mais. Essa intimidade, essa interação de todos, acontece pelo fato de todos estarem reunidos no mesmo local"
Sobre o Boavista ter feito boas campanhas
"O Boavista sempre forma bons elenco. Eles têm um tempo a mais de treinamento e quando você reúne qualidade com tempos de treinamento, isso faz a diferença. Até igualar isso aí teremos que transpirar bastante nos jogos. Acredito que pelo tempo de preparação que a gente teve aqui foi bom. Se a gente não tivesse tido esse tipo de comportamento, a gente não teria uma boa atuação contra o Ajax. A gente queria ter um bom desempenho contra o Ajax e graças a Deus a gente conseguiu fazer um bom jogo, fazendo o Pedrinho sair feliz".
Sobre voltar a desempenhar o futebol de 2009?
"2009 foi um ano legal e eu queria nos últimos anos ter tido atuações melhores, mas infelizmente não consegui. Em 2013 eu tenho a oportunidade de conquistar títulos e dar alegrias ao torcedor, eles merecem. Meu empenho e a dedicação será maior que nos últimos anos".
Sobre iniciar a temporada de 2013 após um período de treinamentos
"Acho que eu sei que tenho que fazer para que as coisas andem. Esse ano vou iniciar diferente. Ano passado não fiz pré-temporada e isso pesou muito. Esse tempo é para treinar, se recuperar e é o tempo mais precioso que temos para fazer isso durante o ano. Isso vai me dá segurança para desempenhar o meu melhor futebol".
Sobre o Vasco ser considerado um azarão no Carioca
"Vai depender de como a gente inicie e de como os jogadores vão se comportar. No futebol é muito difícil de se fazer prognóstico. Muita gente está pessimista, mas eu não procuro pensar nisso. Eu procuro estar otimista, assim como meus companheiros. O favoritismo só vai até o apito inicial. Quando chega dentro do jogo depende da postura de cada um e por isso que as equipes menores surpreendem no campeonato".
Parceria com o Bernardo
"Eu costumo dizer que jogar ao lado de um cara que sabe jogar bola é tudo tranquilo. Cito até o exemplo do Pedrinho, que com a bola no pé jogou muito bem. O Bernardo eu coloco no mesmo estilo. Ele é um grande jogador, é jovem. Todo mundo comete erros, mas hoje está focado. O torcedor tem que confiar nele, pois ele tem personalidade e muita qualidade. A gente tem tudo para fazer uma grande parceria".
Escolha da camisa 10
"Eu preferi porque o presidente me pediu para mudar de número no ano passado. Como foi ele que pediu preferi usar a 10'".
Fonte: Só Dá Vasco/Supervasco