A Seleção Brasileira voltou a jogar mal e, apesar de mostrar espírito de luta, acabou sucumbindo e perdendo a primeira no Sul-Americano sub-20 para o Uruguai, por 3 a 2.
A Celeste chegou a abrir 2 a 0, com gols no início dos dois tempos, mas o Brasil buscou o empate, antes de tomar o gol derradeiro aos 45' da segunda etapa. Com o resultado, o Brasil permanece com um ponto ganho no Grupo B e precisa vencer seus dois próximos compromissos se quiser passar de fase no torneio.
O JOGO
Novamente nervoso em campo, a Seleção Brasileira começou confusa com a movimentação dos atacante uruguaios e logo logo tomou o prieiro gol. Aos seis do primeiro tempo, Aguirre recebeu a bola pela direita, driblou um zagueiro brasileiro, mas se enrolou com a bola. Ela sobrou para Laxalt, que avançou e abriu o placar.
O Brasil sentiu o gol e, afobado, passou a arriscar de fora da área. Mattheus e Wallace em duas oportunidades isolaram a bola. No ataque, Adryan pouco produzia. Por outro lado, os uruguaios chegavam menos, mas sempre com perigo. Aguirre e Cesar contavam com a ajuda do talentoso Rolán para conseguir boas chances
A Seleção se acalmou e, a partir dos 30 minutos, ficou mais à vontade. Misael, muito bem como volante, surpreendeu ao cair pela direita e deu belo passe nos pés de Fred, que furou. A bola sobrou para Mattheus e por pouco a bola não entrou.
No segundo tempo, o técnico Emerson Ávila tirou Adryan e Wallace, colocando Marcos Jr. e Igor Julião. No primeiro minuto de jogo, porém, Mansur colocou tudo abaixo. O lateral-esquerdo brasileiro fez pênalti em Cesar, muito bem cobrado por Rolán.
A partir daí, o desespero e a afobação, que haviam se esvaído da Seleção no meio da primeira etapa, voltou com tudo. Emerson Ávila logo tirou o volante Misael para colocar o meia Rafinha.
O Brasil chegava bem no ataque, mas não conseguia boas chances. Rafinha organizou o meio de campo brasileiro, aparecendo para receber e dando bons passes. O meia do Barcelona acalmou os ânimos dos companheiros que, mesmo assim, não chegava no gol de Cuberos.
Até os 25 quando, com o relógio incomodando, a Seleção diminuiu. Fred cobrou falta na cabeça de Dória. A bola não tocou no botafoguense, mas Cubero falhou e ela entrou. Um minuto depois, Mansur cobrou lateral na áre, a bola desviou na cabeça de Mattheus e sobrou para Marcos Jr. empatar.
Apesar de os gols terem sido "achados", o empate animou a Seleção que foi com tudo para cima e poderia ter conquistado a virada, não fosse o erro inacreditável de Marcos Jr. Mansur arriscou de fora da área, a bola bateu na trave e sobrou para o atacante do Fluminense que, sem goleiro, errou o chute.
Aí entrou a sorte do técnico Juan Verzeri. Aos 42', López entrou no lugar de Aguirre e aos 45', desempatou, em lance individual de muita velocidade, infligindo na Seleção Brasileira a primeira derrota no sub-20.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2x3 URUGUAI
Local: Estádio Bicentenario, San Juan (ARG)
Data/hora: 12/01/2013 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Cartões amarelos: Wallace, Mansur(BRA); Aguirre, Varela (URU)
Cartões vermelhos: -
Gols: Laxalt (6' do primeiro tempo), Rolán (2' da segunda etapa), Fred (25' do segundo tempo), Marcos Jr. (26' da segunda etapa); López (45' do segundo tempo)
BRASIL: Luiz Gustavo, Wallace (Igor Julião - intervalo) , Luan, Dória e Mansur; Misael (Rafinha - 8' da 2ª etapa), Lucas Cândido e Mattheus; Adryan (Marcos Jr. - intervalo), Fred e Ademílson Técnico: Emerson Ávila
URUGUAI: Cubero, Varela, Velásquez, Silva e Rodríguez; Jim Morrison, Cristóforo, Laxalt e Rolán (Pais - 21' do 2º tempo); Cesar (Betancourt - 32' da 2ª etapa) e Aguirre (López - 43' do 2º tempo) Técnico: Juan Verzeri
Fonte: Lancenet