Desde que iniciou suas atividades no futebol, há 97 anos, o Vasco enfrentou clubes de 50 países e de todos os continentes. Ainda falta, porém, um adversário holandês no "currículo" cruzmaltino. Essa pendência já tem dia, hora e local para ser sanada: 13 de janeiro, às 17 horas, em São Januário, quando o Gigante da Colina medirá forças com o Ajax no amistoso que marcará a despedida do jogador Pedrinho.
Apesar de jamais ter atuado contra uma equipe holandesa, o Vasco, entretanto, já se apresentou uma vez nos gramados dos Países Baixos. Foi no dia 5 de maio de 1956, numa das muitas excursões vascaínas à Europa. O adversário foi o Sheffield Wednesday, da Inglaterra, e o Gigante da Colina venceu por 2 a 0. Vavá e Livinho marcaram os gols.
O "tabu" de nunca ter enfrentado uma equipe da Holanda, porém, só vale para a categoria adulta do Vasco. Exatamente um ano atrás, em 11/01/2012, o time sub-17 vascaíno teve pela frente justamente o Ajax no torneio Al Kass U17 Cup, disputado no Catar. O jogo terminou empatado por 1 a 1. Clique aqui para relembrar como foi a partida.
Fonte: NETVASCO