Depois de sucessivos anúncios de atrasos na obra do Maracanã, na Zona Norte do Rio, o Governo do Estado informou nesta quarta-feira (9) um novo prazo limite para entregar o estádio à Fifa: 28 de maio. Ou seja, a menos de 20 dias do início da Copa das Confederações, conforme mostrou reportagem do RJTV.
A cinco meses da Copa das Confederações, 20% das obras do Maracanã ainda precisam ser concluídas, segundo cálculos do governo do estado.
Falta, por exemplo, uma etapa complexa, que é o içamento da nova cobertura. Ao longo da obra, a data da entrega do estádio a Fifa foi postergada mais de uma vez. O primeiro prazo era seis meses antes do início da Copa das Confederações.
A Fifa deve assumir a gestão do Maracanã a apenas 18 dias do início da Copa das Confederações. A obra do Maracanã que no início foi orçada em R$ 600 milhões até agora já consumiu R$ 932 milhões.
'Prazo viável'
Em nota, o Comitê Organizador da Copa do Mundo informou que a mudança da data para conclusão das obras de dezembro para abril foi tomada porque técnicos afirmaram que o prazo era viável e autoridades do estado se comprometerem a entregar a obra.
O Comitê Organizador da Copa do Mundo declarou ainda que a data de entrega do estádio, no fim de maio, é padrão para todas as sedes da Copa das Confederações.