Local com a chancela da Fifa, o CT João Havelange oferece todas as condições para que o Vasco faça a pré-temporada ideal. Mas o isolamento da fazenda localizada em Pinheiral (RJ) também traz algumas consequências inesperadas. Na busca por aliviar o confinamento extremo, os jogadores tentam fazer contato com os familiares pelo telefone celular. No entanto, enfrentam algumas dificuldades para fazer ligações.
Embora os proprietários do CT tenham adquirido algumas antenas de telefonia celular, a geografia do local somada à falta de investimento do município prejudicam a qualidade do sinal. Assim, depois dos treinamentos, os jogadores do Vasco precisam andar em busca do melhor local para uma ligação. Normalmente, o entorno da piscina é um ponto no qual os atletas conseguem estabelecer contato pelo telefone com os parentes.
Além disso, uma operadora específica tem o melhor sinal de celular. Assim, aqueles que têm contrato com outras empresas algumas vezes pegam emprestado um aparelho de um companheiro para fazer suas ligações.
Em compensação, a internet é de alta velocidade. Dessa forma, os jogadores usam o aplicativo Whatsapp e o programa Skype – ambos de troca de mensagens – para conversar pelo celular ou pelo computador.
- Eu comprei antenas de uma operadora de celular e outra de rádio e instalei aqui. Mas infelizmente a prefeitura ainda não reúne condições de investir por uma infraestrutura melhor. Mas com a proximidade da Copa do Mundo, isso vai acontecer - afirmou Guto Nader, diretor executivo do CT João Havelange.
Bernardo admitiu que os jogadores têm dificuldade na comunicação pelo celular, mas afirmou que o grupo vem conseguindo driblar os problemas.
- Celular aqui é complicado, mas a gente usa as redes sociais para falar com a família. É difícil ficar longe. Focamos na pré-temporada, mas nas horas vagas nós escutamos músicas, conversamos e jogamos comida para os peixes - brincou o meia.
Fonte: GloboEsporte.com