Corrida na praia, banho de mar e altinha nas areias da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cenas normais na vida do carioca. Mas para os jogadores do Ajax tudo é novidade na passagem pela Cidade Maravilhosa. Nesta segunda-feira, o grupo comandado pelo holandês Frank de Boer, conhecido por sua passagem pelo Barcelona e por ter enfrentado a seleção brasileira na semifinal da Copa do Mundo de 1998, na França, viveu todas essas situações no primeiro dia da passagem pelo Brasil. E tudo na maior descontração.
- Não é a minha primeira vez no Brasil. Mas é a primeira vez no Rio de Janeiro. Belas pessoas, belo lugar. Estou gostando bastante de conhecer a cidade - afirmou o comandante do Ajax, que no próximo domingo, às 17h (de Brasília), vai enfrentar o Vasco, em São Januário.
Após chegada na noite do último domingo, os jogadores ainda não haviam tido a oportunidade de ver a vista do mar em frente ao hotel onde a delegação está hospedada, na Barra. Por volta das 9h50m (de Brasília) desta segunda-feira, os atletas se posicionaram na porta da concentração e ficaram observando a movimentação das ruas e a belaze do mar. Um dos membros da comissão técnica quis logo saber onde ficava o Cristo Redentor.
- Vir aqui e não conhecer o Cristo não pode, não é? Vamos tentar arrumar um tempo para ir até lá - disse um dos componentes da comissão técnica.
No mesmo periodo de 2012, o Ajax visitou São Paulo para encarar o Palmeiras. No duelo contra a equipe então comandada por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, a equipe holandesa foi derrotada por 1 a 0. Questionado sobre a segunda experiência no Brasil, De Boer esperar que o resultado diante do Vasco em 2013 seja diferente do de 2012.
- O mais importante é ver como as coisas vão funcionar. Esperamos vencer dessa vez, diferentemente do que aconteceu contra o Palmeiras. É a preparação no meio da temporada e esperamos voltar ainda mais fortes para o restante das competições - disse o treinador, que correu pelas areias do Rio com os seus comandados.
De Boer admitiu não conhecer muita coisa do Vasco. Além de preparação para o time da Colina, o confronto também vai marcar a despedida oficial do apoiador Pedrinho dos gramados.
- Não conheço muita coisa do Vasco. Não costumo ver a liga brasileira. Por isso, eu não conheço muita coisa, mas será um ótimo adversário.
No fim, de Boer também deu a sua opinião sobre quem deve vencer o prêmio de melhor do mundo dado pela Fifa. A festa de premiação vai acontecer nesta segunda-feira, às 15h30m (de Brasília), em Zurique, na Suíça. O evento será transmitido ao vivo pelo Sportv e pelo GLOBOESPORTE.COM.
- Acredito que Messi seja o vencedor. Escolho o Messi por tudo o que ele fez na temporada - apontou o treinador.
Vale lembrar que Messi vai concorrer ao prêmio com o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e com o espanhol Andrés Iniesta. O atacante Neymar, do Santos, está na briga pelo bicampeonato do prêmio Puskas - troféu dado ao gol mais bonito do ano.